Espetáculo da Paixão de Cristo de Cabedelo atrai grande público em noite de estreia

Foto: Divulgação/Secom Cabedelo

Nem a chuva atrapalhou o brilho de uma tradição que se mantém há 43 anos e que movimenta a cidade durante o feriado da Semana Santa. O espetáculo da Paixão de Cristo na Fortaleza de Santa Catarina atraiu centenas de pessoas em sua noite de estreia, nessa sexta-feira (29).

Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura (Secult), as apresentações seguem até o domingo (31), sempre a partir das 20h. A entrada é gratuita e tem o limite de 950 pessoas/dia – de acordo com determinação da Companhia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba.

O espetáculo contemplado pelo projeto Cabedelo da Paixão é promovido pelo Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa (GTAAB), e  faz parte do desenvolvimento cultural e turístico do município de Cabedelo, reconhecido como Patrimônio Imaterial através da Lei Municipal 1.612/2013.

“Cabedelo da Paixão” é um projeto desenvolvido pela Secult que propõe contribuir para a estruturação e o fomento das manifestações culturais que compõe o Ciclo Tradicional da Semana Santa na Cidade, possibilitando o fortalecimento da identidade local.

A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo ao Teatro e busca também contribuir para a formação de pessoas/artistas através da Inteligência Criativa, pautada na diversidade, nos aspectos éticos e estéticos da região, tendo como foco uma proposta que compreende o artista do teatro como parte e produtor da arte e da cultura local.

“Estamos colhendo frutos dessa parceria que estabelecemos desde o ano passado. Nosso objetivo,  enquanto gestão pública, é continuar contribuindo com a  estruturação das festividades, focando no fortalecimento socioeconômico da identidade cultural local e dos nossos produtos culturais. A Prefeitura faz um investimento inédito e, pelo segundo ano consecutivo, disponibiliza recursos na ordem de mais de 150 mil reais para a execução do espetáculo. Neste ano também tem a novidade da pracinha de alimentação, que conta com a participação das artesãs do Programa Municipal de Artesanato Popular e ainda com barraquinhas de lanches que são organizadas pelos grupos do Circuito Junino. Para essas noites finais convocamos as famílias para virem à Fortaleza e apreciarem este espetáculo tradicional que tenta ser o máximo fiel possível ao Evangelho de Cristo”, destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo, que também participa com ator fazendo o papel de Pôncio Pilatos no espetáculo.

O espetáculo A Paixão de Cristo do GTAAB é o maior e o mais tradicional ao ar livre realizado na Paraíba e tem 2h30min de duração. Conta com 68 cenas, 130 atores – dentre principais e coadjuvantes, 50 figurantes e  20 profissionais nos bastidores e na técnica.

A narrativa é baseada em textos bíblicos e apócrifos que contam a tradicional história da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Paixão na Fortaleza também é uma das narrativas mais completas encenadas no país. Tudo com base em pesquisas e estudos coordenados pelo professor, pesquisador e mestre cultural Tadeu Patrício.

“O espetáculo traz uma mensagem bonita de evangelização por meio do teatro. É sobre contar a história da Paixão de Cristo, a sua chegada em Jerusalém como Messias e tudo que ele passou. O sofrimento, o amor, o ensinamento, as dores, o perdão da humanidade… São 43 anos de espetáculo e 30 anos somente na Fortaleza, que é sempre um diferencial. É um trabalho feito com amor e dedicação”, comentou o diretor do espetáculo Tadeu Patrício, que também atua como ator nos papéis do profeta João Batista e do sumo sacerdote Anás.

O ator Douglas Oliveira participa do GTAAB há 19 anos e há 5 vivencia o papel principal do espetáculo. Douglas resumiu sua experiência emocionante de viver o papel de Jesus. “Este é um ano de muita emoção. Viver o papel de Jesus é muito importante pra mim. Tenho que estar sempre preparado pra transmitir paz, alegria e, além de tudo, falar do amor e paixão de Cristo com sua história belíssima”, afirmou o ator.

Quem foi assistir à apresentação em sua estreia, saiu emocionado e comovido com a história e tudo o que ela representa. O pároco da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, padre Carlos Maurício, fez questão de incluir em sua programação religiosa uma passadinha pra conferir o espetáculo na Fortaleza. O padre comentou sobre o evento e aproveitou pra mandar sua mensagem pascal.

“O espetáculo é excelente, muito bem trabalhado, e mesmo com chuva, o grupo trabalhou perfeitamente. Quero dar os parabéns ao GTAAB que trabalha espontaneamente para servir e mostrar para nós uma cultura religiosa  e verdadeira. Pedimos ao Deus Todo-Poderoso, que é capaz de ressuscitar, que nos restaure  e que também nos faça alcançar nossa Páscoa. Sendo sempre uma passagem para um tempo melhor e, assim podermos, com a graça de Deus, vencer a nossa vitória aqui na terra”, concluiu.