Espetáculo ‘Como nasce um cabra da peste’ volta neste sábado em única apresentação

O espetáculo ‘Como Nasce um Cabra da Peste’ será encenado neste sábado (18), às 19h, no Teatro Santa Catarina, dentro do projeto Interatos. Baseado na obra de Etnográfica de Mario Souto Maior, o espetáculo é do grupo Agitada Gang – Trupe de Palhaços e Atores da Paraíba, com direção de Eliézer Filho. A realização é da Fundação Espaço Cultural (Funesc).

O espetáculo está centrado nos preparativos e procedimentos populares para o nascimento de uma criança no sertão nordestino, que mesmo ao transportar para o palco essas situações, em uma abordagem cômica, o faz de maneira comovente, humana e respeitosa, para com o homem do interior e sua cultura. O texto é de Altimar Pimentel.

‘Como Nasce um Cabra da Peste’ já percorreu mais de 80% dos estados Brasileiros e ainda dois países – Portugal e África. Além disso, obtiveram excelentes criticas e platéias. São mais de 42 prêmios conquistados em Festivais e Mostras Nacionais de Teatro.

Em cena, o casal interpretado por Edílson Alves (Joaquim) e Madalena Aciolly (das Dores) é submetido a provas heróicas e absurdas, sob o domínio da parteira Gerusa (Dadá Venceslau). Dadá Venceslau no palco se transforma, ainda, em moleque e vizinha invejosa.

O natural talento de clown da turma da ‘Agitada Gang’, mesmo provocando muito riso, resulta em um espetáculo de forte dramaticidade e contundente denúncia do isolamento das populações interioranas, deserdadas socialmente e submissas a todos os tipos de carências, inclusive no que se refere à assistência médica.

Alegria, bom humor, responsabilidade social e solidariedade são a marca dessa troupe de premiadíssimos palhaços e atores que se reuniu pela primeira vez, sob o nome de Agitada Gang, em 1987, para prestar homenagem e arrecadar fundos e donativos para o Palhaço Querrenca – um palhaço negro, paraibano, que vivia em situação de penúria e abandono.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Edilson Alves, Dada Venceslau e Madalena Accioly
Direção de Eliezer Filho,
Texto: Altimar Pimentel /Sonoplastia: Thiago Henriques
Iluminação: Eloy Pessoa / Contra-regra: Roberto Assunção
Produção Executiva: Jamil Richene e Edilson Alves
Realização: Agitada Gang- Trupe de Atores e Palhaços da Paraíba

Comente