Especialista em Franquias ministra curso na Paraíba nesta quinta

Para quem pensa em montar uma franquia de produtos ou serviços, chegou o momento de se capacitar para iniciar um bom negócio. O Sebrae Paraíba realizará o curso Entendendo o Franchising, nesta quinta-feira (12), em João Pessoa, e sexta-feira (13), em Campina Grande. Nas duas cidades, a instrutora do curso será a especialista paulista, habilitada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), Adriana Lima.

Conforme a gestora de Educação Empreendedora do Sebrae em Campina Grande, Genialba Farias Magalhães, o objetivo do curso é discutir o tema franquias com os potenciais empresários. “O Sebrae vai apoiar na criação de novos negócios que possam surgir na modalidade de franquias. O público para o curso é de potenciais franqueadores e franqueados”, disse.

A principal vantagem de se capacitar é o ganho de conhecimentos para tomada de decisões. A instrutora Adriana Lima passará os conceitos de supervisão de rede, manualização, expansão e administração geral. Ela trabalha na área desde 1988, o que lhe permitiu adquirir conhecimento amplo em todos os segmentos.
Adriana foi ainda diretora adjunta de Cursos e Eventos da ABF e é instrutora habilitada da Associação. Atuou como executiva na Casa do Pão de Queijo e Sweet Factory, e é consultora de sua própria empresa, O Informativo Franchising. Atualmente desenvolveu trabalhos para Baked Potato, Mecânica de Vidros, é diretora de Expansão do Rei do Mate, Gregory Modas e Authentic Feet.

Franquia – O franchising é um sistema de venda de licença. O franqueador ou dono de uma marca cede ao franqueado o direito de uso, a patente, a infraestrutura, a expertise e o direito de distribuição de produtos ou serviços. Segundo o Desempenho do Franchising no Brasil, da ABF, o segmento teve mais de 7% de aumento no faturamento, passando de R$ 118 bilhões em 2013 para R$ 127 bilhões em 2014. O segmento de comunicação, informática e eletrônicos está em primeiro lugar no ranking e subiu os rendimentos de 15% para 27% em um ano.

Mais de 300 novas franquias surgiram no Brasil neste período, que conta com 2.942 marcas, de vários segmentos. Os franqueadores se concentram mais na região Sudeste (70%). O Nordeste tem pouco mais de 7% deles. Dessa porcentagem, apenas 3% dos franqueadores fica na Paraíba. Um destaque na pesquisa da ABF chamou a atenção, as microfranquias, que cresceram pouco mais de 12% entre 2013 e 2014, saindo de 384 para 433 unidades no Brasil.

As previsões para 2015, segundo a Associação, são animadoras para o empreendedor de franquias, com aumento no faturamento de até 9%. Há expectativa de aumento de até 10% em unidades e 8% de novas marcas. As franquias brasileiras estão presentes em 53 países e 106 marcas têm presença internacional, 10 delas com exportação.