- Publicidade -
Tecnologia

Equipes da UFCG se classificam para final nacional do Torneio Juvenil de Robótica

Competição teve mais de 4 mil equipes inscritas em todo o país

Quatro equipes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram classificadas durante a etapa regional do Torneio Juvenil de Robótica, que aconteceu no dia 18, na Uninassau, em Campina Grande.

- Continua depois da publicidade -

A competição, que em âmbito nacional teve mais de 4 mil equipes inscritas, foi realizada em diversos níveis e estados do país. Com os resultados alcançados, as equipes da UFCG se classificaram para a Final Nacional, que será realizada de 29 de novembro a 3 de dezembro, em São Paulo.

As conquistas aconteceram em 3 categorias diferentes, todas no Nível 4 (para pessoas maiores de 18 anos) com a orientação do professor Antonio Marcus Nogueira Lima.

No desafio do Sumô, a equipe BIGY, composta por Gabriel Miranda, Isac Gomes, Bianca Cavalcante (graduando) e Yuri Loia (mestrando) conseguiu o primeiro lugar, enquanto a equipe Falcon, com Lyang Medeiros, Sabrina Cardoso, Roberto (graduando) e Felipe Nascimento (doutorando), conseguiu o segundo lugar. Neste desafio, dois robôs autônomos se confrontam em uma plataforma circular, com o objetivo de remover o adversário da área delimitada. Todos os integrantes das duas equipes são do curso de Engenharia Elétrica.

A equipe Team Follow Black, composta por José Nestor (Ciência da Computação), Henrique Galindo (Ciência da Computação), Danilo Herculano (Engenharia Elétrica) e Davi Juvêncio (doutorando em Engenharia Elétrica), conquistou o segundo lugar no desafio do Resgate no Plano. Neste, o foco é a busca de solução em cenário plano e horizontal, onde se simula a aplicação de robôs na vigilância e na retirada de explosivos.

No desafio do Cabo de Guerra, a equipe RASbots, composta por Felipe Neto  (Engenharia Elétrica), Josué Oliveira (Engenharia Elétrica), Tarcísio Araújo (Engenharia Mecânica) e Arthur de Lima (Engenharia Elétrica), também ficou com o segundo lugar. A tarefa neste desafio é rebocar outro agente não colaborativo de uma plataforma circular limitada lateralmente e evitar ser retirado de sua plataforma de trabalho.

Todas as equipes integram o Capítulo de Robótica e Automação (RAS – Robotics and Automation Society), uma subunidade técnica do Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) na UFCG.

As equipes premiadas na Final Nacional de 2019 do Torneio Juvenil de Robótica estarão classificadas para o ITR – International Tournament of Robots 2020, que acontecerá em junho do próximo ano, em Buenos Aires, Argentina.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar