Depois de dois dias de provas, nessa sexta-feira (10) e sábado (11), a equipe paraibana composta por bombeiros militares e alguns guarda-vidas civis venceu o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático (Sobrasa Rescue 2017). Organizado nesta edição pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a competição teve a participação de mais de 350 atletas de 16 Estados do país.

O evento encerrou a programação ampliada do Seminário Nacional de Bombeiros (Sneabom), que congregou diversas atividades bombeirísticas durante toda a última semana, reunindo aproximadamente 4 mil participantes. A delegação paraibana na prova de salvamento aquático, que já tinha um histórico de boas participações, alcançou o topo do ranking pela primeira vez.

Entre as três melhores colocadas, apareceram ainda a delegação da Bahia, em segundo lugar, e o Rio de Janeiro, que ficou com a terceira pontuação mais alta após as diversas baterias que envolveram provas de praia e piscina. Todas exigiam preparo e conhecimento das mais diversas técnicas de salvamento aquático.

O campeonato foi dividido em 15 categorias, de acordo com a faixa etária. O melhor atleta de cada uma delas, ou seja, que somou o maior número de pontos, recebeu o título de ‘guarda-vidas de ferro’. Nessa classificação, quatro atletas paraibanos alcançaram tal status, sendo três bombeiros e uma civil. Os militares vencedores foram a major Joana Mentor, tenente Inara Lucia e o sargento Rodrigo Queiroz.

“O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba finaliza este grande evento do Senabom, como um marco dentro das comemorações do centenário da corporação e com a certeza de que apenas com esse espírito de abnegação, disciplina, companheirismo e respeito, ideais do CBMPB, foi possível a construção de quem somos hoje”, comentou o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, reconhecendo o esforço de todo o efetivo, sobretudo dos atletas que venceram o Sobrasa Rescue.

A competição – O campeonato é composto por diversas etapas. No primeiro dia, na sexta-feira (10), os participantes passaram pelas provas de piscina, na Vila Olímpica Parahyba, na Capital, competindo nos 50 metros reboque do manequim, 100 metros reboque do manequim com nadadeira e o revezamento 4X25 com manequim e o  4X50 Medley.

Já no sábado (11), o desempenho dos atletas foi avaliado por meio da etapa de praia, no Cabo Branco, com a corrida a nadadeira, resgate com pranchão, resgate com rescue Tube e mais o Aquathlon. Este último consiste em mil metros de corrida na areia, mais mil metros de natação no mar e mil metros novamente de corrida na areia.