Equipe de cinema russa volta à Terra após gravar primeiro filme no espaço

A equipe russa que viajou à Estação Espacial Internacional (ISS) para rodar o primeiro filme fora da Terra está de volta. Como previsto, a atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko aterrissaram no Cazaquistão às 01h36 (horário de Brasília) deste domingo (17), de acordo com agência espacial russa, Roscosmos.

Além da dupla, o cosmonauta Oleg Novitskiy também retornou ao planeta. Os dois artistas tinham partido para o espaço no início deste mês, viajando com o experiente cosmonauta Anton Shkaplerov para filmar cenas do filme “O Desafio”.

A Roscosmos publicou um vídeo no YouTube mostrando os tripulantes logo após o pouso. “Todas as operações ocorreram normalmente e a tripulação está se sentindo bem”, diz texto que acompanhou as imagens.

Viagem ao espaço

A equipe russa de cinema viajou ao espaço no último dia 5 de outubro. O lançamento ocorreu às 5h55 (horário de Brasília), do cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão. A viagem a bordo da espaçonave Soyuz MS-19 durou pouco menos de quatro horas, com o transporte atracando no módulo Nauka às 9h22.

Falhas de comunicação entre a espaçonave e o controle da estação e de solo fizeram com que o comandante Anton Shkaplerov conduzisse a acoplagem de forma manual, mas fora isso, todo o processo ocorreu sem incidentes e a equipe, já a bordo da ISS, está se aclimatando com os procedimentos normais de convivência com os outros sete astronautas.

Equipe de cinema russa retorna à Terra após gravar 1º filme no espaço. Imagem: YouTube/Roscosmos
Equipe de cinema russa retorna à Terra após gravar 1º filme no espaço. Imagem: YouTube/Roscosmos

1º filme feito no espaço

Ainda não se sabe muito sobre o enredo de ‘O Desafio’, exceto que ele envolve o “cosmonauta Ivanov”, que ficará inconsciente por alguma razão durante uma caminhada espacial ISS, forçando o governo russo a enviar a “cirurgiã cardíaca Zhenya” para… fazer uma cirurgia. Uma trama secundária pode aparecer, já que, segundo notícias sobre o longa-metragem, Zhenya tem uma relação tempestuosa com a filha adolescente, para quem ela raramente tem tempo.

As filmagens não serão inteiramente feitas na ISS – boa parte do filme será produzida aqui na Terra -, mas lá em cima, a equipe de filmagem ficará hospedada por 12 dias, fazendo algumas captações essenciais (o “grosso” do enredo se ambienta no espaço, afinal) e contando com a participação dos astronautas (de verdade) presentes na estação.

A atriz Yulia Peresild, que viverá a protagonista do filme, contou antes da decolagem que seu papel não foi certeiro, apesar de sua experiência em mais de 70 produções do cinema russo. Segundo ela, um teste com mais de três mil participantes foi conduzido. Divididas em duas fases, as avaliações envolveram provas de cunho criativo e também de performance física.

Com a gravação do primeiro filme no espaço, a Rússia consegue mais um recorde em cima dos Estados Unidos: a gigantesca nação oriental foi a primeira a levar o homem ao espaço (Yuri Gagarin, em 1961: ele quem pronunciou a frase “o mundo é azul”) e a primeira mulher (Valentina Tereshkova, em 1963). Antes deles, foi também russo o primeiro animal no espaço (a cachorrinha Laika, em 1957) e o primeiro satélite (Sputnik-1, também em 1957).