Ensino remoto se torna realidade e opção mais viável para concurseiros, na PB

Com as atividades à distância por causa da pandemia, um dos principais ganhos para o aluno é a possibilidade de ver e rever a aula, sempre que necessário

Com a pandemia do novo coronavírus, as aulas on-line, que já eram uma opção nos sistemas de ensino, se tornaram uma realidade ainda mais presente no dia a dia não só do ensino básico, mas, também, de quem se prepara para concursos públicos. Com a imposição necessária do ensino remoto para que o distanciamento social fosse respeitado, após enfrentarem um período de adaptação aos novos tempos, os alunos, hoje, usufruem de benefícios da nova realidade, como poder assistir às aulas no momento mais adequado às suas rotinas e, também, ter acesso a cursos de qualidade sem a necessidade de enfrentar o trânsito da cidade ou estar no mesmo local que os professores.

Para o professor e diretor do Seletto Concursos, Bruno Lira, que passou a oferecer as aulas remotas com a pandemia, a tendência, atualmente, é que sejam oferecidas as duas modalidades: tanto as aulas presenciais como as remotas, já que “cada pessoa tem sua maneira particular de aprender”. “Assim sendo, já se criou um público que prefere as aulas remotas, pois conseguiram se adaptar e aproveitar bem essa modalidade. Com isso, há, de fato, uma demanda por turmas remotas, razão pela qual temos ofertado matrículas em turmas nesse formato”, destaca.

Segundo ele, com o ensino remoto, um dos principais ganhos para o aluno é a possibilidade de ver e rever a aula, sempre que necessário. “Outro aspecto importante é o fato de pessoas de diferentes localidades poderem participar de aulas de instituições de referência. Com o ensino remoto, inexiste a limitação geográfica que muitas vezes impedia as pessoas de terem acesso a cursos de qualidade”, afirma.

Esse é o caso, por exemplo, da enfermeira Jaine Roberta de Souza, que atualmente está se preparando para o concurso da Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Eu, por exemplo, não teria acesso a tais aulas, caso esse curso fosse presencial, uma vez que resido em uma cidade do interior, que tem o acesso dificultado para locomoção a João Pessoa. O fato das aulas serem gravadas e estarem disponíveis para que possamos revê-las sempre que possível também é um diferencial bastante significativo”, diz ela, que mora em Gurinhém, interior da Paraíba.

O professor Bruno Lira faz referência também às pessoas que conciliam os estudos com outras ocupações, já que no ensino remoto não é necessário o deslocamento e o gasto de tempo com trânsito, por exemplo. “Mas o fator organização é indispensável, pois deve-se evitar acumular aulas e atividades não cumpridas no dia em que são realizadas. Ressalto, ainda, que a participação efetiva do aluno, com perguntas, dúvidas, e outras ponderações, sempre é válida e agrega valor para a aula”, diz.

A arquiteta Tattiane Sattos, por exemplo, acredita que, com autodisciplina e dedicação adequadas, é possível, com as aulas on-line, alcançar com maior rapidez o objetivo da aprovação em um concurso público. “As aulas remotas me proporcionam a possibilidade de montar um horário de acordo com a minha rotina diária – elas se adaptam a mim e não eu a elas. Posso estudar onde, quando e for mais adequado”, destaca ela que, além de estudar para concursos, também é mãe de uma criança.

Dicas para quem está se adaptando – Para o professor e especialista em concursos, procurar manter a organização, o foco e, sempre que surgir uma dificuldade, acionar o suporte, para garantir o máximo de proveito do serviço, são pontos fundamentais para garantir o melhor aproveitamento das aulas remotas. “O fator organização é indispensável, pois deve-se evitar acumular aulas e atividades não cumpridas no dia em que são realizadas”, afirma.