Na manhã desta quarta-feira (21), a Energisa iniciou uma grande ação de combate ao furto e desvio de energia elétrica em de Sousa, no Sertão do Estado. Na cidade, os famosos ‘gatos de energia’ são responsáveis por um desvio de energia que daria para abastecer 3 mil residências no período de 12 meses.

“A ação foi direcionada para a localidade após, o centro de inteligência no combate a perdas da Energisa diagnosticou que Sousa tem elevado índice de furto de energia”, contou Danillo Lelis, coordenador do Departamento de Combate a Perdas (DECP). Cerca de 30 equipes da Energisa estão envolvidas exclusivamente na ação, que tem o apoio da Polícia Civil e Instituto de Polícia Científica (IPC).

Energisa inicia grande operação de combate a gatos de energia em Sousa

O centro de inteligência no combate a perdas mapeou as áreas, direcionando a ação para os clientes com possível desvio ou furto de energia, sem distinção por classe de consumo como residencial, comercial ou industrial.

O furto de energia é crime previsto no Código Penal, Art. 155, e o responsável pode ser condenado a até oito anos de cadeia. Durante a fiscalização, a polícia é acionada e o infrator pode ser preso, sendo indiciado em inquérito criminal.

Energisa inicia grande operação de combate a gatos de energia em Sousa

Importante ressaltar que o consumidor regular também é prejudicado com a prática dos ‘gatos’, pois parte do valor roubado é acrescido diretamente na tarifa mensal. Além do prejuízo financeiro, o consumidor pode ter a qualidade do fornecimento de energia prejudicada, já que a rede não foi dimensionada para suportar gambiarras podendo causar incêndios e choques elétricos. O cliente pode e deve denunciar, de forma anônima, pelos canais de atendimento (0800 083 0196, site e aplicativo Energisa On).

 

Comente

Camara Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here