Faltando menos de um mês para a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os estudantes que vão participar da seleção devem aproveitar os últimos dias para revisar o conteúdo e fazer provas anteriores e simulados, sem esquecer de ficar ligado nos noticiários para saber o que está acontecendo no país e no mundo.

Além de solidificar os conceitos, a resolução de simulados e de provas anteriores deve ser a principal estratégia de estudo nesses últimos dias, aconselha o professor de matemática Bruno Vianna. Segundo ele, essa prática faz com que o aluno se acostume com o tempo que terá para analisar e responder a todas as questões no dia do Enem.

“No Enem, o aluno tem que estar preparado para fazer uma prova nos moldes em que ele não está acostumado, pois é muito diferente das avaliações internas que as escolas costumam fazer”, pontuou.

Na área de matemática, Vianna diz que os assuntos que vêm aparecendo com mais frequência no Enem são os do ensino fundamental, como geometria plana e proporcionalidade. “Seria bom focar nesses assuntos principalmente”, aconselha.

O coordenador de biologia do Colégio Sigma, Alessandro Reis, diz que é importante a leitura de temas da atualidade, que são abordados com frequência no Enem.

Ele chama a atenção para assuntos ligados à ecologia, como o aquecimento global e os acordos internacionais sobre o clima, que envolvem também as relações internacionais. Outros assuntos da atualidade que podem ser abordados na prova, segundo o professor, são as ocorrências ligadas ao mosquito Aedes aegypti.

Provas do Enem 2017

Este ano, as provas do Enem serão aplicadas em dois domingos seguidos: 05 e 12 de novembro. No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação. No segundo, por sua vez, serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática.

O tempo de duração das provas no primeiro dia será de 05h30min. Já no segundo, os candidatos terão 04h30min para responder todas as perguntas. Serão 45 questões em cada área de conhecimento.