Enem 2024: saiba como ter passagem de ônibus gratuita para realizar o exame na PB

Em João Pessoa, as linhas que atendem os locais de prova terão um aumento de 30% na frequência

As Prefeituras de João Pessoa e Campina Grande irão manter a gratuidade do embarque nos ônibus durante o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que acontece neste domingo (10), em todo o Brasil.

Para ter acesso ao beneficio nos dias das provas em João Pessoa, os passageiros deverão apresentar o cartão de confirmação do Enem 2024, documento que comprova a inscrição no exame e contém as informações pessoais, como nome, CPF e número de inscrição, além também, de um documento como foto.

Já em Campina Grande, a medida será válida para todas as linhas de transporte público do município, garantindo gratuidade a todos os passageiros, independentemente de realizarem as provas. A catraca será livre.

Segundo a Semob-JP, a frota de veículos estará em circulação das 5h às 20h na Capital paraibana, e as linhas que atendem os locais de prova terão um aumento de 30% na frequência.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente da Semob-JP, assim como aconteceu no fim de semana passado, a expectativa para este segundo dia de provas é de tranquilidade no que diz respeito à mobilidade e segurança viária de todos. “Também estaremos empenhados para garantir o acesso de todos os candidatos aos locais de provas, assim como, o documento que comprova a inscrição do transporte público para àqueles que portarem a carteira de estudante. Seguimos com a orientação de que todos se programem para este dia e saiam com antecedência de casa”, ressaltou o gestor responsável pelo trânsito e transporte da Capital.

Agentes de mobilidade – O planejamento da Semob-JP continuará com atuação de pelo menos 50 agentes de mobilidade, monitorando as vias a partir das 6h, orientando o fluxo de veículos e a passagem de pedestres. Entre os pontos monitorados por conta da alta demanda de candidatos, estão: UFPB (Castelo Branco), Unipê (Água Fria), IFPB (Jaguaribe), FPB (Avenida Walfredo Leal), Faculdade Maurício de Nassau (Avenida Epitácio Pessoa) e Lyceu Paraibano (Centro). Vale destacar que aos domingos, a faixa exclusiva de ônibus é liberada para todos os veículos, facilitando o deslocamento de quem for de carro ou moto aos locais de provas.

Operação de ônibus – Quanto ao transporte público, a operação típica de domingo com 50 linhas será ampliada para 54 nos horários que antecedem e encerram as provas. As linhas 502, 527, 1519 e 003, que geralmente não rodam, estarão ativas neste segundo dia de Enem. Além destas linhas, a 203, 202, 307, 229 serão reforçadas e as circulares 1500 e 5100 estarão operando com acréscimo de mais 22 viagens. Totalizando 150 ônibus em circulação, realizando 931 viagens.