Enem: 1500 policiais estarão nas ruas para garantir a segurança dos candidatos na Paraíba

Neste domingo (11), a Polícia Militar vai repetir o mesmo esquema de segurança que foi realizado no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), colocando nas ruas 1.500 policiais e 320 viaturas para garantir a calmaria do evento colocando nas ruas.

A corporação vai atuar em três momentos fundamentais para o Enem: escolta dos cadernos e folhas de respostas, policiamento nos 413 locais de provas e escolta na volta dos gabaritos dos candidatos.

Haverá ainda a instalação de três Centros Integrados de Comando e Controle (João Pessoa, Campina Grande e Patos), onde estarão à disposição, além da PM-PB, ou outras instituições, como a Polícia Federal, Correios, INEP e fundação Cesgranrio.

De acordo com a assessoria da Polícia Militar paraibana, nenhuma ocorrência foi registrada na última semana.

Trânsito – A Semob-JP informa que as vias exclusivas de ônibus são liberadas aos domingos e feriados para todos os veículos, proporcionando mais fluidez ao tráfego nestes dias em que a demanda do transporte coletivo é reduzida. Com isso, os candidatos têm uma faixa a mais para o seu deslocamento ao local de prova.

Para evitar que os candidatos circulem na via, pondo em risco a sua própria segurança, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) não vai permitir a instalação de tendas na calçada da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e seu entorno, na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, no Centro, e na calçada da Faculdade Maurício de Nassau, na Avenida Epitácio Pessoa, no Bairro dos Estados.

O Exame – O Enem será aplicado no estado da Paraíba para 189.149 participantes. O número é 2,8% do total de 6.731.203 inscritos. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 50 municípios, mesmo número do ano passado, apesar do número de participantes ser 14,7% menor. No Enem 2016, o estado teve 221.942 participantes.

Na Paraíba, 23% dos participantes são pagantes; 64% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto; e 13% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 73,7% já concluiu o Ensino Médio; 16,7% é concluinte este ano; e 8,7% concluirá após 2017 (treineiros). Do total de participantes da Paraíba, 57,2% são mulheres e 42,8% são homens.

Comente