Empresas podem obter financiamento para investir no Centro Histórico de João Pessoa

Sudene aprovou na última semana a aplicação de recursos do FNE para revitalização de centros urbanos históricos

Foto: divulgação Secom João Pessoa

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou na última semana a aplicação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para revitalização de centros urbanos históricos e retrofit. A medida visa estimular a reocupação desses espaços, especialmente no Centro Histórico de João Pessoa e em outras cidades nordestinas.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, explicou que a iniciativa busca reverter o esvaziamento dos centros urbanos das capitais e garantir a habitabilidade desses locais. Ele destacou que a presença de moradores é essencial para a revitalização desses centros.

“A gente vivenciou um processo de esvaziamento dos centros urbanos das capitais. E a gente precisava tomar alguma iniciativa também para garantir a condição de habitabilidade, ou seja, você tem espaços ociosos nesse centro, que se você requalificá-los, você pode atrair pessoas para morar e, a partir disso, as pessoas morando no centro se apropriar desse espaço e revitalizá-los”, disse.

Cabral também mencionou que muitas edificações históricas necessitam de preservação das fachadas e reformas internas, o que exige um investimento alto. Por isso, a Sudene ajustou a resolução para permitir que empresas possam financiar tais projetos com condições mais favoráveis através do FNE.

O FNE é o principal instrumento financeiro da Sudene para apoiar projetos que promovam o desenvolvimento regional. Com um montante de R$ 47 bilhões, o Fundo destina recursos para empreendedores e setores econômicos do Nordeste. O Conselho Deliberativo da Sudene agora definirá os critérios para a aplicação dos recursos, com uma reunião marcada até o dia 19 para estabelecer detalhes objetivos.