Empresa contratada pelo Governo Federal atrasa retirada de doses pediátricas na PB

De acordo com a pasta estadual, caso a temperatura esteja inadequada, os imunizantes não podem ser utilizados e devem ser devolvidos

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) está no hangar da Latam Cargo para retirada das doses pediátricas da Pfizer contra a Covid-19, mas o carro da empresa que irá retirar os imunizantes, contratada pelo Governo Federal, não chegou ao local até as 13h07.

As doses chegaram por volta das 11h40 no Aeroporto Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, mas não podem ser levadas à sede da SES, pois a IBL é responsável e foi a empresa contratada.

“A retirada não foi autorizada nem por um representante da empresa, nem por nenhuma autoridade competente do Ministério da Saúde”, afirmou a pasta.

De acordo com a pasta estadual, caso a temperatura esteja inadequada, os imunizantes não podem ser utilizados e devem ser devolvidos.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros lamentou o atraso, e adiantou que as doses vão representar 6% apenas das 20 milhões de doses que chegarão no primeiro trimestre deste ano no país.

“Na próxima quinta chegará uma nova remessa, então a previsão é que tenhamos 4,6 milhões de doses recebidas no mês de janeiro, 9,2 milhões em fevereiro e 7,4 milhões em março, totalizando 20 milhões de doses, que comtemplarão toda a população do Brasil de 5 a 11 anos. Na Paraíba, o contingente de crianças nessa faixa etária é 383 mil. As vacinas que chegarão à Paraíba, mais ou menos 400 mil doses até março, propiciarão a vacinação de toda a população dessa faixa etária”, afirmou.

Assista:

Ouça: