Emenda de Damásio assegura aquisição de armas para Guarda Civil Metropolitana

Corporação tem um efetivo de aproximadamente 700 homens, destes, ao menos 120 já foram selecionados para participarem de treinamentos

Uma emenda impositiva do vereador Damásio Franca Neto (PP) no valor de R$ 30 mil, assegurou para a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (SEMUSB-JP/Guarda Civil Metropolitana), a aquisição de sete armas de fogo para a corporação. Essas armas são pistolas Glock, semi-automáticas, modelo G25 calibre 380, que acompanha quatro carregadores para 15 tiros.

A Guarda Civil Metropolitana tem um efetivo de aproximadamente 700 homens, destes, ao menos 120 já foram selecionados por cumprirem todas as exigências e participarem de treinamentos junto à Polícia Federal para passarem a ter o porte de armas de fogo.

O verador Damásio Franca explicou a importância em dar atenção para a segurança pública, principalmente a Guarda Civil Metropolitana que tem um papel importante em nossa Capital, auxiliando a Polícia Militar: “Essa emenda foi desde 2018 que a gente destinou para ajudar na segurança pública que é de responsabilidade do Estado, mas nós como vereador, podemos ajudar e incentivar à Guarda desta forma, destinando emendas e o resultado é esse; vamos ter mais segurança e homens capacitados para auxiliar na segurança do bem comum”, disse o parlamentar.

Já o secretário da Semusb-JP, João Almeida, comemorou e reconheceu a iniciativa do vereador Damásio em olhar para a Guarda: “Falar do reconhecimento à Guarda através da emenda do vereador nós conseguimos comprar essas pistolas, capacitamos nossos guardas através de cursos e hoje é um dia marcante da entrega dessas armas para a categoria. Em nome desses guerreiros, eu quero agradecer demais e que sirva de exemplo e entusiasmo para àquela Casa, que o que for colocado aqui para essa Guarda, será bem usado e João Pessoa ficará satisfeita com o resultado da gente”.

O porte de arma de fogo para agentes da Guarda Municipal é garantido pelo capítulo VII, artigo 16, da Lei Número 13.022 de 8 de agosto de 2014, assinado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

A Guarda Civil Metropolitana está dividida e distribuída porta toda João Pessoa em postos fixos nos órgãos da prefeitura, praças públicas e em grupos especializados como o GOTE, PELOTÃO AMBIENTAL, CICLOPATRULHA, RONDA ESCOLAR e o NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA.