Em Sousa, ALPB participa do ODE e recebe reivindicações da população

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou, na noite desta sexta-feira (26), da quinta plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE), realizada pelo Governo do Estado no município de Sousa. Na ocasião, os deputados dialogaram com a população e ressaltaram a importância da presença do Poder Legislativo para debater as necessidades dos moradores do Sertão paraibano.

De acordo com o deputado Lindolfo Pires (Podemos), é fundamental que a ALPB esteja representada nas plenárias. “Aqui, os deputados estaduais têm oportunidade de escutar da própria sociedade, saber quais os problemas locais e onde são afligidos, para que possam levar esses temas para serem debatidos na Assembleia e, consequentemente, fazer requerimentos, solicitar ao governador e as secretarias estaduais a solução e encaminhamento dessas reivindicações”, afirmou.

O governador João Azevedo mais uma vez destacou a relevância da participação do Legislativo Estadual nas audiências do Orçamento Democrático. “Essa é a festa da democracia e é extremamente importante essa presença efetiva do Poder Legislativo e da população”, disse o governador.

Já o secretário-executivo do ODE, Célio Alves, ressaltou que a participação da Assembleia nas plenárias do ODE ajuda a fortalecer a democracia. “A Assembleia, estando aqui, está nos ajudando muito, porque oferece sua contribuição com seu aprendizado e também aprende conosco e, sobretudo, com a população. É um momento da gente ouvir as pessoas e fazer com que elas se incluam diretamente na atuação dos Poderes, tanto do Executivo quanto do Legislativo. Isso a gente chama de democracia participativa, já que não se concebe mais, nos dias atuais, dos cidadãos votarem e se distanciarem dos seus mandatários”, explicou.

O deputado Junior Araújo (Avante) destacou a importância do programa para mediar os interesses imediatos da população. “Nesse ano pioneiro, a Assembleia participa pela primeira vez do Orçamento Democrático, que dá oportunidade para que as pessoas simples e populares apresentem suas demandas ao governador, aquilo que realmente é prioridade e necessidades de cada comunidade e cada município. Então, sem sombras de dúvidas é algo extremamente importante para todos nós paraibanos”, pontuou.

Para o deputado Wilson Filho (PTB), a Assembleia pode contribuir para atender as prioridades nos municípios, ao acompanhar as plenárias no estado. “O Orçamento Democrático é exatamente o momento em que a população tem direito de falar, de dizer o que pensa e o quê é prioridade. Eu, como deputado estadual, eleito, pelos meus pares, presidente da Comissão de Orçamento, acompanho de perto rodas as reuniões deste ciclo de 2019, para quando o Governo do Estado sugerir um projeto de lei orçamentária, a gente já saiba o que o povo espera de cada um de nós”, concluiu.

No stand da Assembleia, a população da cidade apresentou as principais demandas ao Legislativo paraibano, propondo temas como transparência e aprensentand o sugestões de projetos de lei. Neste sábado (27), a ALPB acompanha a plenária do ODE no município de Cajazeiras e novamente ouvirá os moradores da região.

Também participaram da plenária do ODE em Sousa o prefeito do município, Fabio Tyrone; o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes; o secretário de Articulação Política do Estado, João Gonçalves; o secretário de Comunicação do Estado, Luís Torres; e os deputados federais Gervásio Maia (PSB), Damião Feliciano (PDT) e Wilson Santiago (PTB).

Comente