(Fotos: Divulgação / Arte: Paraíba Já)

A crise financeira que a BraisCompany, corretora de criptoativos sediada em Campina Grande, enfrenta nas últimas semanas tem uma empresa apontada pelo empresário Antônio Neto Ais como culpada: Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo. Por conta de supostos problemas causados pela provedora global é que estariam acontecendo os atrasos nos pagamentos dos investimentos dos clientes, segundo o dono da BC.

+ Fique por dentro: BraisCompany: Antônio Neto Ais volta a culpar Binance por atrasos e ataca imprensa

+ Leia também: Juiz determina que BraisCompany restitua investimento de cliente, na Paraíba

Recentemente a advogada Larissa Gatto, que defende um grupo de investidores, revelou, em entrevista a O Antagonista, que a carteira da empresa na Binance estaria zerada.

Fontes do mercado financeiro-cripto informaram ao Paraíba Já que a carteira da BraisCompany estaria sob suspeita de estar bloqueada pela Binance. A reportagem então apurou junto à provedora global.

+ Saiba mais: BraisCompany: MPPB anuncia que ação contra empresa deve ser ajuizada nesta semana

Em nota encaminhada ao Paraíba Já, a Binance destacou inicialmente “seu compromisso com a proteção e a segurança dos usuários, que são prioridade para a empresa” e enfatizou que “atua em total colaboração com as autoridades para coibir que pessoas mal intencionadas utilizem a plataforma”.

Sobre o bloqueio de carteiras, não há como a provedora global responder, por conta do sigilo contratual e ética entre Binance e cliente – neste caso, a BraisCompany.

+ Leia mais: Dono da BraisCompany vende jatinho de R$ 10 milhões em meio à crise da corretora

A exchange mundial também ressaltou que trabalha constantemente para coibir golpistas e criminosos de utilizar a plataforma. “A Binance reforça que proteção do usuário e segurança são prioridade e que atua em total colaboração com as autoridades para coibir que pessoas mal intencionadas utilizem a plataforma. A exchange ressalta que tem uma equipe de investigação de renome mundial”, versa outro trecho da nota.

Leia na íntegra nota da Binance sobre Caso BraisCompany

  • A Binance, maior provedora global de infraestrutura para ecossistema blockchain e maior corretora de criptomoedas do mundo, reforça seu compromisso com a proteção e a segurança dos usuários, que são prioridade para a empresa. Além disso, a Binance enfatiza que atua em total colaboração com as autoridades para coibir que pessoas mal intencionadas utilizem a plataforma. 

  • Como líder de mercado no Brasil e no mundo, a corretora possui o programa de compliance mais robusto do setor de fintech, que incorpora princípios e ferramentas de análise para prevenção a ilícitos financeiros, resultado dos investimentos constantes em novas ferramentas e processos para continuar contribuindo para o desenvolvimento do setor cripto de forma sustentável e segura. 

  • A Binance reitera que não realiza quaisquer ações em contas que não sejam devidamente embasadas nos termos e condições, contratos e políticas vigentes e aceitos por todos os usuários. Todos os usuários da Binance no mundo têm acesso 24h, 7 dias por semana, à Central de Suporte da Binance, que oferece atendimento em dezenas de idiomas.

  • A Binance destaca que atua em total acordo com o cenário regulatório do Brasil, vem dando reiteradas demonstrações de constante evolução nesse sentido, e mantém permanente diálogo com as autoridades  para desenvolvimento do setor no Brasil e no mundo. A Binance acredita que a regulação é o único caminho para que a indústria cripto possa se desenvolver e atingir o grande público em benefício da sociedade como um todo, garantindo um ambiente seguro e que incentive a inovação.

  • A Binance reforça que proteção do usuário e segurança são prioridade e que atua em total colaboração com as autoridades para coibir que pessoas mal intencionadas utilizem a plataforma. A exchange ressalta que tem uma equipe de investigação de renome mundial, com ex-agentes que trabalham em constante coordenação com autoridades locais e internacionais no combate a crimes cibernéticos e financeiros, inclusive no rastreamento preventivo de contas suspeitas e atividades fraudulentas. 

  • Recentemente a Binance apoiou a agência de repressão à narcoticos dos EUA ( Drug Enforcement Admnistration – DEA) para rastrear e capturar um cartel Mexicano. Desde novembro de 2021, a Binance já atendeu mais de 47 mil solicitações de autoridades em todo o mundo.

  • A Binance possui o programa de compliance mais robusto do setor de fintech, que incorpora princípios e ferramentas contra lavagem de dinheiro (AML) e sanções globais para detectar e lidar com atividades suspeitas. Essas ferramentas atendem ou superam as ferramentas normalmente usadas por instituições financeiras tradicionais. 

  • A Binance destaca que conta também com parceiros externos como a Chainalysis, empresa de análise de blockchain utilizada pelo FBI e pela IRS (Receita Federal dos EUA). A exchange tem oferecido ainda treinamentos a autoridades de aplicação da lei do mundo para ajudar a difundir conhecimento e fortalecer as ações de prevenção e combate a crimes relacionados a cripto. No Brasil, por exemplo, a Binance realizou recentemente treinamentos para investigadores da Polícia Federal em Brasília e promotores do Ministério Público no Rio, e fez apresentações a promotores de justiça dos grupos especializados do Ministério Público de São Paulo e policiais federais durante o Congresso Internacional de Direitos Humanos, em Maceió.

  • A Binance ressalta ainda que realiza um trabalho permanente de educação e apoio aos usuários, incluindo melhores práticas de segurança. Embora a exchange conduza um trabalho intenso e contínuo para manter as contas seguras, os usuários têm o poder de aumentar significativamente a segurança de suas contas na Binance, adotando ações simples para conferir maior proteção às suas contas. Segurança é um dos principais tópicos abordados nos artigos que a Binance Academy disponibiliza gratuitamente e em diversos idiomas, incluindo português. Em caso de qualquer dúvida, o usuário deve entrar em contato diretamente com a Central de Suporte nesta página e via chat oficial.