Em meio a risco de 3ª onda da Covid, Lula adia viagens ao Nordeste

Ex-presidente já estava com a Paraíba em seu roteiro de paradas; prioridade do petista no estado é uma reunião com o senador Veneziano Vital do Rêgo

O ex-presidente Lula decidiu adiar os planos de uma agenda no Nordeste. O petista pretendia visitar estados da região agora em junho, mas, em meio aos alertas sobre uma nova onda da Covid-19, postergou os planos para julho. A informação é do colunista Lauro Jardim, de O Globo.

+ Leia também: PT decide incluir reunião com MDB na agenda de Lula, em visita à Paraíba

O ex-presidente já estava com a Paraíba em seu roteiro de paradas. O presidente estadual do PT declarou que a chegada do líder petista aconteceria justamente em junho. Uma das prioridades de Lula no estado é uma reunião com o senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do MDB-PB e vice-presidente do Senado.

No sábado (29), o ex-presidente se reuniu com o governador do Piauí, Wellington Dias. “Está tratando (das viagens) e pediu meu apoio para organizar com os demais governadores e líderes do Nordeste, e cumprindo as regras da pandemia, sua agenda pelo Nordeste. Ciente do risco de nova onda, acha melhor esperar para julho”, revelou governador o petista.

Acompanhados de Rafael Fonteles, presidente do Conselho de Secretários da Fazenda dos Estados e DF, Lula e Dias trataram ainda da dificuldade do Brasil na vacinação contra a Covid, classificada por Lula como um “vexame”.

Os dois ainda conversaram sobre o Consórcio Nordeste, que reúne os governadores da região. Nesta terça-feira (1), a câmara temática sobre meio ambiente do grupo lança o Plano de Ação Ambiental integrado, que prevê cooperação técnica entre estados, criação de um fundo, ações de combate ao lixo no mar e outros.