Em meio a imbróglio jurídico, Câmara de Santa Rita elege novo presidente

O vereador Cícero Medeiros (PRB) foi eleito, na manhã desta quinta-feira (4), o novo presidente da Câmara Municipal de Santa Rita. A seção foi presidida pelo vereador Anésio Miranda (PSB). A eleição aconteceu após a justiça afastar Saulo Gustavo (Podemos) do comando da Casa.

Os vereadores Carlos Júlio e Flavio Pereira retiraram a candidatura, além de outros seis se absterem do pleito – eles são parte da base de apoio do presidente afastado.

O novo presidente foi eleito com 12 votos. Ele é aliado do prefeito Emerson Panta (PSDB). O mandato de Medeiros tem validade até 2020.

Imbróglio jurídico

A eleição acontece em meio a polêmica envolvendo o afastamento do presidente da Câmara, Saulo Gustavo. O vereador Brunno de Cicinha realizou um pedido para novas eleições, e com isso foi lançado o edital que convocou o novo pleito.

Esta ação atropelou a decisão da juíza Virgínia de Lima Fernandes, que afastou Saulo do comando da Casa na última sexta-feira (28), em caráter liminar, até que se julgue o mérito da questão. Porém, ela não determinou a anulação da eleição do dia de 31 de maio de 2017, que reelegeu o atual presidente para o biênio 2019-2020.