Em março, feminicídio na PB cresce 200% em relação ao mesmo período de 2020

Números são da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds). Assassinatos foram cometidos pelo companheiro ou ex-companheiro das vítimas

Ao todo, oito mulheres foram vítimas de mortes violentas em março de 2021 na Paraíba. Foram três feminicídios apenas no mês de março, o equivalente ao somatório dos casos de janeiro e fevereiro. O número de feminicídios representa 37,5% dos crimes violentos letais intencionais que aconteceram contra mulheres no terceiro mês do ano. Os números são da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informação.

Em relação a março de 2020, o número de mulheres assassinadas subiu mais de 33%. No ano passado, o mês de março registrou 6 mortes de mulheres e um feminicídio. Os assassinatos foram cometidos pelo companheiro ou ex-companheiro das vítimas. O aumento no número de feminicídios foi de 200% entre 2020 e 2021, avaliando apenas o mês de março.

No ano inteiro de 2020, o número de feminicídios representou 38% do total de mulheres assassinadas na Paraíba. O número de feminicídios atingiu 36 casos. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio, quando acontece o roubo seguido de morte. No total, 93 mortes violentas de mulheres foram registradas em 2020.

Em relação a 2019, o percentual diminuiu em 2020. Ao longo daquele ano, o número de feminicídios representou 52% da quantidade de mulheres assassinadas. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística, foram registradas 73 mortes de mulheres. O número de 38 feminicídios é superior ao de homicídios dolosos de mulheres, que não têm relação com o gênero. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio e outra por lesão corporal seguida de morte.

Feminicídios na Paraíba

  • 8 mulheres foram mortas em março de 2021, três desses casos foram feminicídios
  • Número de feminicídios representa 37,5% dos crimes violentos letais intencionais
  • Aumento no número de feminicídios foi de 200% entre 2020 e 2021
Do G1/PB.