Em JP, João inaugura centro cirúrgico e entrega equipamentos de última geração para o Trauma

O governador João Azevêdo esteve, na tarde desta sexta-feira (1°), no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, ocasião em que entregou diversos equipamentos para ampliar e modernizar o atendimento na unidade, como o Centro Cirúrgico, destinado às cirurgias eletivas do Programa Opera Paraíba, área de enfermaria, além do novo prédio do Ambulatório de Traumatologia da Paraíba (ATP).

As ações, que receberam investimentos da ordem de R$ 3,8 milhões, contemplam, ainda, a entrega de um tomógrafo 64 canais — fundamental na precisão de exames radiológicos, por exemplo — e equipamentos de videolaparoscopia, videoendoscopia e ultrassonografias. O novo Centro Cirúrgico recebeu o nome de Roberto Vaz de Medeiros Filho, bombeiro lotado na Saúde, que morreu vítima da covid-19.

Na ocasião, João Azevêdo destacou a importância das ações para a população paraibana. “Nós estamos entregando um bloco cirúrgico, uma área de enfermaria, onde os pacientes que passarem pelo processo de cirurgia terão sua recuperação, um tomógrafo de 64 canais — um equipamento único na saúde pública desse Estado. São ações que farão uma grande diferença, pois estamos trazendo o Opera Paraíba para dentro do Trauma em todas as especialidades possíveis, ampliando cada vez mais esse programa que já é um sucesso”, afirmou.

“A gestão que temos hoje está colocando a saúde pública da Paraíba num nível impensável até há bem pouco tempo — eu diria em outro patamar. Na Paraíba, eu sempre digo, o SUS funciona, porque em Campina Grande, por exemplo, estamos implantando hemodinâmica; em Patos, estamos distribuindo equipamentos para cirurgias videolaparoscópia. Estamos implantando uma rede de tomógrafos, enfim, investindo e muito em equipamentos de última geração”, continuou o governador.

Uma das ações que teve a sua importância ressaltada por profissionais do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa foi a construção do novo prédio do Ambulatório de Traumatologia da Paraíba (ATP). Com isso, os pacientes não vão mais precisar se deslocar do Hospital de Emergência e Trauma, que fica no bairro Pedro Gondim, até o bairro de Jaguaribe, em busca de exames ambulatoriais.

A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, afirmou que as ações do Governo do Estado no Hospital de Trauma da Capital representam um marco na história da saúde pública paraibana. “Com essa entrega de serviços, a gente acaba dentro do Trauma de João Pessoa com a questão do deslocamento para um ambulatório que funcionava no Arlinda Marques, em Jaguaribe, assim como ampliamos duas salas de cirurgia de um bloco cirúrgico específico do Opera Paraíba”, disse, ressaltando também a importância dos equipamentos entregues pelo governador João Azevêdo.

O diretor-geral do Hospital de Trauma, Laécio Bragante, também destacou a importância dos equipamentos para a unidade hospitalar. “No contexto de um Hospital de Trauma, um tomógrafo moderno como o que recebemos agora há pouco é um adendo significativo, não só na qualidade da imagem como na segurança do diagnóstico. Esse equipamento, dado o volume de tomografias do Hospital de Trauma, que ultrapassa as 4 mil por mês, tendo esse equipamento ajuda enormemente a decisão das equipes profissionais”, comentou.

As ações para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa foram acompanhadas, ainda, pelo secretário executivo da Saúde, Jhony Bezerra; pelo secretário chefe do Governo do Estado, Roberto Paulino; e pelos deputados estaduais João Gonçalves e Raniery Paulino, entre outras autoridades.