Em JP: Espaço Mundo comemora 10 Anos com exposição, shows e festival

O Centro Cultural Espaço Mundo está comemorando 10 anos de atividades culturais, no Centro Histórico de João Pessoa. Nesta quinta (4), tem a abertura da exposição ‘Sinestese’, do paraibano Shiko. Ele foi o primeiro a expor na casa e volta 10 anos depois, agora com uma coleção inédita que reflete sua relação com a música e o desenho. Haverá também discotecagem com Claudinha Aires, a partir das 20h, com entrada gratuita. A programação de comemoração vai até o dia 27 deste mês e inclui o 2º Festival Grito João Pessoa.

Shiko, nome artístico de Francisco José Souto Leite, é natural de Patos. É ilustrador, grafiteiro, autor de quadrinhos, diretor e roteirista de cinema e animação. Sua arte foi exposta em Portugal, Itália, Holanda, França e Brasil. Como autor de quadrinhos produziu Marginal Zine, Blue Note, O Quinze – adaptação do romance de Rachel de Queiroz-, entre outros.

Na sexta (5), a noite será da banda Gatunas em mais uma edição do projeto “Quanto Vale o Show?”, a partir das 22h. Com a proposta de promover reflexões sobre as minorias em representatividade, com letras que abordam questões sociais, LGBTQfobia e assimetrias de gênero, o grupo surgiu nas noites de João Pessoa como uma banda que leva ao palco mais do que sua música. Através de suas apresentações, a Gatunas costuma falar sobre a luta e a resistência da mulher utilizando o empoderamento como instrumento contra os preconceitos de gênero por meio de diversos ritmos: rock, blues, carimbó, forró, brega, entre outras influências regionais.

No sábado (6), a partir das 22h, haverá show com banda-fôrra, Sinta A Liga Crew e Rieg, três dos artistas mais ativos na cena autoral paraibana atualmente. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente em sympla.com.br/espacomundo pelo valor de R$ 10 ou na bilheteria por R$15.

O Centro Cultural Espaço Mundo ocupa o mesmo casarão na esquina da Praça Antenor Navarro, no bairro do Varadouro em João Pessoa, desde abril de 2009, sempre dedicado à cultura independente e arte autoral. Inicialmente sob a gestão da Associação Cultural Coletivo Mundo – que encerrou as atividades em 2016 – o Espaço Mundo rapidamente se tornou o principal palco independente na Paraíba, por onde já passaram centenas de novos artistas e também nomes consagrados.

O Espaço Mundo já recebeu Siba (PE), Tiê (SP), Biohazard (EUA), Far From Alaska (RN), Devotos (PE), Dusouto (RN), Carne Doce (GO) etc. Agora, com administração dos produtores culturais Rayan Lins e Luiza Areas, o pequeno centro cultural independente para 150 pessoas completa 10 anos de atividades, tendo tornado-se um ícone de resistência e luta por melhorias para o Centro Histórico da Capital paraibana, e convida o público para participar da programação especial de comemoração durante este mês de abril. As informações são do Jornal A União.