Em João Pessoa, mais de 500 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo

Cícero e Nilvan disputam segundo turno para prefeito da capital. Urnas ficam abertas entre 7h e 17h e os resultados finais serão divulgados no período da noite

Pelo menos 522.269 eleitores estão aptos a irem às urnas para escolher o prefeito de João Pessoa no segundo turno das eleições municipais de 2020, que acontece neste domingo (29). Permanecem na disputa pela gestão da cidade os candidatos Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB).

João Pessoa contou com 14 candidatos no primeiro turno e é o único município paraibano em que o pleito vai ser definido no segundo turno. As outras 222 cidades elegeram os seus representantes na primeira etapa da eleição.

Devido à pandemia de Covid-19, as mesmas medidas adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no primeiro turno serão mantidas no segundo para evitar aglomerações. O horário de votação, por exemplo, foi ampliado em uma hora. Assim, o eleitores podem votar entre 7h e 17h. Ao fim da votação, a apuração pode ser acompanhada no G1.

Ainda conforme o TSE, o período de 7h às 10h deve ser reservado prioritariamente para os eleitores que tenham mais de 60 anos. Na capital, eles são 94.403 eleitores, cerca de 18% do total.

Em João Pessoa, a maioria do eleitorado é feminino. Na cidade, 55,5% dos eleitores são mulheres e 44,5% são homens. Já a faixa etária com mais eleitores é de pessoas com idades entre 30 e 39 anos, que correspondem a 22,9% do número absoluto.

A capital paraibana conta também com 1.590 seções eleitorais, 212 locais de votação e com o trabalho de 6.360 mesários.

Eleitores precisam levar caneta, identidade e máscara para votação

Para votar no segundo turno das eleições, os eleitores de João Pessoa precisam estar de máscara, levar a própria caneta e o documento de identidade. As medidas foram estabelecidas pelo TSE como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Entre as orientações também estão a limpeza das mãos com álcool em gel antes e depois da votação, e o distanciamento mínimo de um metro entre os eleitores e mesários.

Perfil e trajetória de Cícero Lucena e Nilvan Ferreira

Cícero Lucena tem 63 anos e é natural de São José de Piranhas, Sertão do estado. Começou a carreira política em 1990, quando foi eleito vice-governador. Já foi governador da Paraíba, senador e prefeito de João Pessoa. Cícero liderou as três pesquisas de intenção de voto do primeiro turno na capital paraibana, saindo de 18% em 5 de outubro para 21% em 22 de outubro e, por fim, 22% em 14 de novembro.

Nilvan Ferreira tem 47 anos e é natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Essa é a primeira vez que ele é candidato a um cargo eletivo. Nilvan foi o segundo colocado nas três primeiras pesquisas de intenção de voto no primeiro turno da capital paraibana, registrando os mesmos 15% em 5 de outubro, 22 de outubro e, por fim, em 14 de novembro.

Do G1