Em duas semanas, Cícero amplia em 233% total de leitos de UTI Covid-19 em JP

De acordo com a secretária executiva de Saúde de João Pessoa, Rossana Sá, 25 novas UTIs serão abertos no hospital Prontovida

A Prefeitura de João Pessoa tem trabalhado intensamente no combate ao coronavírus com o objetivo de salvar vidas. Para isso, uma das principais ações tem sido a abertura de leitos de UTI exclusivos para pacientes de Covid-19. Em apenas duas semanas, o número leitos de UTI Covid na rede municipal de saúde passou de 30 para 100. Ou seja, teve um aumento de 233,3% em tempo recorde. Levando em consideração os leitos de toda a rede pública instalados na Capital, o número cresceu de 77 para 147 leitos neste mesmo período, o que corresponde um aumento de 90,9%.

De acordo com a secretária executiva de Saúde de João Pessoa, Rossana Sá, novos 25 leitos de UTI serão abertos no hospital Prontovida, referência no tratamento de pacientes de Covid-19. “Estamos trabalhando diariamente e arduamente para ampliar o número de leitos em João Pessoa e até sábado deveremos abrir mais 25 leitos de UTI no Prontovida”, afirmou.

Atualmente, a rede municipal conta com um total de 100 leitos de UTI Covid, sendo 70 no Hospital Santa Isabel, 20 no Prontovida e 10 leitos infantis no Hospital do Valentina.  “Para montar um leito de UTI é preciso espaço, equipe e insumos. Espaço para suprir a necessidade dos leitos, equipamentos, monitores, equipe qualificada com habilidade técnica para oferecer assistência necessária ao paciente grave”, destacou Rossana Sá.

Além dos leitos de UTI Covid, a rede ainda conta com 75 leitos de enfermaria e 28 leitos de UDC (unidades de decisão clínica), sendo 16 no Prontovida e mais 12 nas unidades de pronto atendimento (UPA). “Os leitos de UDC são formados por respirador, monitores e todos os equipamentos necessários para a estabilização de um paciente que está com um quadro clínico mais agravado”, explicou Rossana Sá.

Ocupação de leitos – Nesta segunda-feira (8), a taxa de ocupação de leitos de UTI para adulto na Grande João Pessoa é de 86,8% e de enfermaria é de 80,2%. Levando em conta os leitos instalados na Capital, a ocupação é de 83,2% para os leitos de UTI e 78,0% para os leitos de enfermaria.

O médico infectologista e presidente do Comitê de Combate à Covid-19 de João Pessoa, Fernando Chagas, afirma que, apesar do aumento de leitos em tempo recorde na cidade, o índice de ocupação ainda permanece alto e a população precisa fazer a sua parte.

“Estamos com um número alto e há a tendência de crescimento. A Prefeitura está abrindo leitos toda semana e o número de ocupação não tem caído. Temos realizados ações muito dinâmicas como a abertura de urgência no Prontovida, testagem da população, vacinação e ações de conscientização, mas a população tem que voltar a se cuidar”, afirmou.

Novos veículos – A estrutura móvel também foi reforçada. Neste domingo (7), a cidade recebeu cinco novas ambulâncias, sendo três para retaguarda nas UPAs e duas para o Samu. Todas elas ficarão à disposição para o atendimento da Covid. Além disso, 15 veículos foram acrescidos no apoio à vacinação, tanto para abastecimentos, quanto para a imunização a domicílio. São três novas viaturas em cada um dos cinco distritos sanitários.