Eleição na OAB-PB: Pesquisa mostra empate técnico entre Harrison e Raoni

Levantamento feito instituto Nexus foi realizado entre os dias 5 e 7 de junho e ouviu 500 juristas de todas as subseções do Estado

Com a proximidade do pleito eleitoral que vai definir quem será o próximo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), os movimentos de pré-campanha se intensificam e o cenário eleitoral começa a ser avaliado.

Por conta disso, a Nexus Pesquisa realizou um levantamento sobre o atual momento na disputa pela presidência da Ordem.

De acordo com os números do levantamento espontâneo divulgados nesta terça-feira (8), Harrison Targino e Raoni Vita estão empatados tecnicamente na liderança, seguidos por Maria Cristina Santiago, Sheyner Asfóra e Inácio Queiroz.

O percentual de votos válidos de cada pré-candidato corresponde à proporção de votos do postulante sobre o total de votos, excluídos os indecisos e os que responderam não votar em nenhum candidato.

Votos válidos

Harrison Targino: 35,5%

Raoni Vita: 32,3%

Maria Cristina Santiago: 16,1%

Sheyner Asfóra: 12,9%

Inácio Queiroz: 3,2%

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de junho e ouviu 500 juristas de todas as subseções do Estado. A margem de erro do levantamento é de 4,3% e o nível de confiabilidade é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Paridade de gêneros e a cota

As eleições da OAB/PB serão realizadas na segunda quinzena do mês de novembro. Em breve será publicado edital prevendo a data do registro das chapas e início do período eleitoral.

Essas serão as primeiras eleições da OAB em que as chapas terão que respeitar a paridade de gêneros e a cota de 30% para negros ou pardos em sua composição, conforme aprovado pelo Conselho Federal no final do ano passado.

Atual presidente da OAB-PB, Paulo Maia tem sinalizado com o apoio a Harrison como possível candidato da situação.