Elefanta Lady corre risco de morte na Bica de JP, apontam veterinários

A elefanta que mora no Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, corre risco de morte. Segundo um laudo produzido por quatro veterinários de outros estados por determinação do Ministério Público Federal, o animal está com a doença que mais mata elefantes em cativeiro no mundo.

O MPF acompanha a situação desde o primeiro semestre, quando recebeu uma denúncia de maus-tratos. No dia 17 de junho, a elefanta saiu da área de proteção, mas no momento não havia público e ninguém ficou ferido. Dois dias depois o ministério abriu um inquérito civil para apurar o caso.

No laudo, os veterinários afirmam que Lady está em sofrimento e maus-tratos devido à estrutura inadequada, falta de capacitação dos funcionários e negligência veterinária e administrativa. Inclusive, há a afirmação de que Lady passa por abuso psicológico na presença do antigo tratador.

Os profissionais apontam que esses problemas resultaram em uma pododermatite avançada associada à osteíte séptica, uma inflamação grave na pata que pode matar e a Bica não tem condições para realizar o tratamento. Porém, não há a indicação sobre o lugar o qual ela deveria ser levada.

O Parque Arruda Câmara ainda não se pronunciou sobre o laudo. Já a prefeitura de João Pessoa informou que Lady vive em um espaço privado e de sossego. O MPF ainda não divulgou qual medida vai tomar.

Antes de chegar na Bica, em 2014, Lady passou quase 40 anos realizando apresentações em circos e percorrendo o país em contêineres. Ela nasceu em cativeiro e era uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional até ser doada à Prefeitura de João Pessoa. Informações do G1.