Os deputados federais Efraim Filho (DEM-PB) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS) apresentaram proposta para convocar o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para prestar esclarecimentos sobre o escândalo do Petrolão, na CPI da Petrobras. O deputado paraibano reconheceu precisar do apoio do PMDB e PP para que o requerimento seja atendido.
“Se prevê um duro embate e a certeza da resistência do PT. A expectativa e o resultado vão depender de como se posicionarão outros partidos da base, como o PMDB e o PP”, reconheceu Efraim Morais.
De acordo com o deputado Efraim Filho, o pedido de convocação de Lula ganhou força após a última edição de ÉPOCA, que revelou que o ex-presidente do Brasil está sendo investigado pelo Ministério Público Federal por suspeita de tráfico de influência internacional em favor da construtora Odebrecht, investigada na Lava Jato e responsável por obras financiadas pelo BNDES em países africanos e latino-americanos. A relação entre Lula, Odebrecht e BNDES é retratada em documentos oficiais e telegramas internos do Itamaraty publicados na reportagem de ÉPOCA.
O democrata diz que pedirá esclarecimentos sobre o suposto lobby feito por Lula em favor da construtora brasileira.
“Depois que ele saiu do governo, Lula viajou como garoto propaganda para a Odebrecht fazer negócios com dinheiro do BNDES”, diz Efraim Filho.