O líder e o primeiro vice-líder do Democratas na Câmara, Elmar Nascimento (BA) e Efraim Filho, decidiram apoiar a aprovação do projeto que susta o fim do benefício que garante subsídio na energia elétrica para agricultores.  Para que a medida seja analisada rapidamente pela Câmara, o líder assinou pedido de urgência para a proposta, o que garante a análise diretamente no plenário, sem a necessidade de ser avaliada pelas comissões da Câmara.

Os democratas referem-se ao Projeto 7/2019 que susta o Decreto 9.642/2018. Assinado em dezembro, o decreto estabelece o fim, num prazo de cinco anos, de todos os benefícios relativos ao setor energético. Se mantidas as regras do decreto, a redução será gradativa – a partir de janeiro último. Hoje os produtores rurais contam com desconto entre 10% e 30% na tarifa.

“A atividade agrícola na Bahia é desenvolvida por produtores de todos os tamanhos. Há o pequeno agricultor e também o empresário do agronegócio, todos contribuindo para o desenvolvimento nacional”, afirmou Elmar Nascimento. “São muitas as dificuldades, as agruras do homem do campo para produzir e por isso defendemos o projeto”, completou Efraim Filho.

As regras do decreto também penalizam quem trabalha com energia solar, eólica e de biomassa (casca de arroz), além de cooperativas de eletrificação rural.

Depois de avaliaram o tema e os impactos da medida, Elmar Nascimento e Efraim Filho decidiram apoiar a aprovação do Projeto que susta o fim do benefício.