Editor de vídeos com IA Google Vids é liberado para mais pessoas

Foto: Nexperts

O Google Vids foi liberado para mais assinantes do Workspace nesta quinta-feira (7). A ferramenta pode criar vídeos ideais para apresentações em ambientes de trabalho, criando cenas, slides e mais.

A plataforma foi apresentada ao mundo em abril deste ano como um “app criador de vídeos para trabalho alimentado por IA”. Agora, o serviço está disponível para mais planos de assinatura do Google Workspace.

Com o Google Vids, o processo de edição é acelerado significativamente: a ferramenta cria os planos de fundo da apresentação, recheia tudo com conteúdo de um determinado documento (um levantamento interno, por exemplo), elabora roteiro e coloca tudo na ordem que o usuário precisa.

Tudo que o Google Vids faz é graças ao modelo Gemini, também do Google. A inteligência artificial é capaz de interpretar imagens, textos e pode elaborar conteúdo por conta própria.

Para encorpar o vídeo, o autor do conteúdo pode captar a própria voz na leitura do roteiro ou escolher uma das vozes do Gemini para assumir a apresentação. A ferramenta de edição também possibilita a gravação do usuário, a gravação da tela e a gravação de áudio para complementar o vídeo.

Tais como outros produtos do ecossistema Google, toda a interface do Google Vids é simples de entender e usar. O processo requer alguns cliques e o usuário pode fazer ajustes finos na apresentação a qualquer momento.

Vids suporta os principais navegadores

Além disso, o Google Vids aceita a colaboração de mais de uma pessoa em um mesmo projeto simultaneamente. Antes da apresentação, o conteúdo também pode ser compartilhado de forma privada a partir do navegador.

Com a novidade, ao menos a primeira etapa da montagem de um vídeo corporativo se torna muito mais simples. Ainda que a IA possa errar no conteúdo, a montagem pode servir como pontapé inicial para uma apresentação robusta.

Segundo o Google, a edição de vídeo está disponível para as duas versões mais recentes dos navegadores:

  • Google Chrome;
  • Firefox;
  • Microsoft Edge.

Outros navegadores também são compatíveis com o serviço, mas o Google informa que alguns recursos podem não funcionar.

Além disso, o Vids suporta o idioma local configurado no computador. Contudo, as funções de texto do Gemini (“Ajude-me a escrever” ou a leitura em voz alta) estão disponíveis somente em inglês.

Quais contas podem usar o Google Vids?

Originalmente, o Google Vids era exclusivo para contas com Gemini do Google Workspace. Agora, a expansão permite acesso de outras categorias. Elas são:

  • Business Standard e Plus;
  • Enterprise Standard e Plus;
  • Essentials, Enterprise Essentials, Enterprise Essentials Plus, Educação Plus;
  • Assinantes com contas Gemini Business, Enterprise, Educação e Educação Premium.

Por se tratar de uma adição de IA de uso avançado, dificilmente ela será lançada de forma gratuita. O Google Vids está disponível no site oficial da ferramenta. Do Tecmundo.