Edilma diz que pesquisa do Instituto Consult foi “claramente encomendada”

Candidata aparece em quinto lugar na disputa da eleições municipais, com 7,2% da intenções de votos dos pessoenses

A candidata a prefeita de João Pessoa, Edilma Freire (PV) questionou o resultado da pesquisa do Instituto Consult, onde ela aparece em aparece em quinto lugar na disputa da eleições municipais, com 7,2% da intenções de votos dos pessoenses. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (20), no programa de rádio Arapuan Verdade.

Para Edilma, a pesquisa é encomendada e está se repetindo o que aconteceu nas eleições de 2012 com o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PV) e no no final do pleito, ele ganhou do também candidato Cícero Lucena.

“É claramente uma pesquisa encomendada. Engraçado que em 2012, um ou dois meses antes da eleição, o mesmo instituto inflava o candidato Cícero Lucena na pesquisa. E me lembro que ele quase nem chega ao segundo turno. Acabou que Cícero tomou uma goleada de 70% a 30% de Luciano Cartaxo. E este ano quem vai vencer Cícero no segundo turno será uma mulher, serei eu, Edilma Freire”, afirmou.

Sobre a pesquisa

A pesquisa do Instituto Consult, divulgada nesta terça-feira (20), durante o programa de rádio “Arapuan Verdade” mostra que, o candidato Cícero Lucena, do Progressistas, aparece em primeiro lugar com 20,1%, seguido de Nilvan Ferreira (MDB), com 19%, na disputa pela Prefeitura de João Pessoa.

Wallber Virgolino (Patriota), possui 13%, seguido por Ricardo Coutinho (PSB), com 12,5%, Edilma Freire (PV), 7,2%, Rui Carneiro (PSDB), 6,1%, Raoni Mendes (DEM), 2,3%, João Almeida (Solidariedade), 0,9%, Anísio Maia (PT), 0,8%, Ítalo Guedes (PSOL), 0,3%, Rafael Freire (UP), 0,1%.

Camilo Duarte, do PCO. Carlos Monteiro, da Rede, Rama Dantas, do PSTU, não foram citados. 10,7% dos entrevistados disseram que não votam em nenhum candidato, enquanto 7% não souberam responder à pesquisa.

Encomendada pelo Sistema Arapuan de Comunicação, a pesquisa está registrada com o número PB-01936/2020 no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Durante o levantamento, realizado entre os dias 16 e 18 deste mês, foram ouvidos mil eleitores de diferentes faixas etárias, residentes em 40 bairros da cidade.

A pesquisa possui uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.