Edição 2020: Campeonato Paraibano de Futebol Feminino começa hoje

Competição vai acontecer na reta final do calendário e com uma equipe a menos que no ano passado, na somatória dos participantes

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) prometeu e cumpriu: nesta segunda-feira, o Campeonato Paraibano de Futebol Feminino terá o seu pontapé inicial na temporada 2020, com três jogos agitando a primeira rodada. Todas as partidas serão disputadas no Estádio Lourival Caetano, em Bayeux, com o primeiro partida às 15h.

Confira os jogos:

  • 15h | Kashima x Guará
  • 18h | Mixto-PB x Internacional-PB
  • 21h | Auto Esporte x Botafogo-PB

A competição vai acontecer na reta final do calendário de 2020 e com uma equipe a menos que no ano passado, na somatória dos participantes. Diferentemente da última edição, o São Paulo Crystal e o Treze não participam da disputa, e só o Internacional-PB apareceu como reposição para uma das vagas.

Sendo assim, o formato do torneio se montou com dois grupos de três vezes. No Grupo A, estão Botafogo-PB, Guará e Mixto-PB. Já no Grupo B, estão Auto Esporte, Internacional-PB e Kashima.

Na primeira fase, como equipes de uma chave enfrentam apenas a outra, em jogos apenas de ida; ou seja, cada tempo vai fazer três partidas. Ao final dessas três rodadas, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais, cada um sendo composto por tempos da mesma chave: 1º do A x 2º do A; e 1º B x 2º do B.

Quem se der melhor na fase semifinal avança para a decisão do Campeonato Paraibano Feminino deste ano, que também vai acontecer em partida única.

Quase todos os jogos da competição depois de ser realizados no Lourival Caetano, em Bayeux, já que a Prefeitura da cidade ofereceu à FPF a estrutura necessária para a competição. Apenas dois jogos da rodada #3 vão acontecer em outros estádios – Maravilha do Contorno e Mangabeirão -, já que essa rodada fecha a primeira fase e, por isso, precisa ter suas partidas realizadas todos simultaneamente. E a decisão deve ser realizada no Almeidão, faltando ainda a confirmação da FPF.

Alguns times que vão em busca do título de campeão paraibano feminino teve o tempo de preparação um pouco mais extenso. O Kashima, por exemplo, que vai ser comandado por Mano, retomou as atividades ainda no mês de agosto e realizou diversos amistosos. A mesma coisa aconteceu com o Mixto-PB, que se apresentou, divulgou novos uniformes e chega para a competição com a otimismo de uma equipe que investiu bem na busca da taça de campeão estadual. No último ano, o clube pessoense ficou com o vice-campeonato.

O campeão da última edição foi o Auto Esporte, que mostrou um bom futebol e se creditou à disputa do Brasileiro Feminino Série A2, onde foi desclassificado ainda na primeira fase. Para o torneio estadual deste ano, o tempo alvirrubro perdeu o treinador Guilherme Paiva, que aproveitou a oportunidade de ingressar na comissão técnica do Botafogo-PB e vai auxiliar a treinadora Gleide Costa na busca da retomada da hegemonia do clube alvinegro na competição. Quem assume o Macaco Autino, de agora em diante, é Marconi Araújo.

Do GE/PB