Durante exposição, João anuncia criação de Batalhão de Motos em JP

O governador João Azevêdo (PSB), durante a I Expo Segurança Paraíba, nesta segunda-feira (8), anunciou a compra de 400 novos veículos, a criação do Batalhão de Motos na Epitácio Pessoa e aparelhos de comunicação únicos.

“Isso é uma demonstração clara do compromisso que o governo tem para com o sistema de segurança. Reflete e está refletindo nos números apresentados, uma redução de 25% [nos números de homicídios}, fruto de muito trabalho daqueles que compõem as forças de segurança do Estado e dos investimentos. Não vamos parar por aí, os investimentos continuam”, garantiu.

Sobre o evento

O evento teve início às 8h e deve seguir até às 16h, com uma agenda que inclui mostra do trabalho com cães desenvolvido por policiais militares e bombeiros militares, apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, ações para elucidação de crimes, além de reprodução simulada de resgate, salvamento veicular e salvamento em altura, entre outras apresentações.

Também estão previstas no evento as visitas de alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), do Projeto Criança Cidadã, do programa Bombeiro Mirim e turmas de escolas estaduais nos estandes que serão montados no local para exposição de materiais e tecnologias utilizados pelas forças de segurança. Nesse espaço, os discentes poderão conhecer um pouco sobre as atividades desenvolvidas no dia a dia pelos integrantes das polícias Civil, Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Detran, com palestras vocacionais.

Outro ponto da exposição será a presença dos veículos empregados no atendimento à população e combate aos crimes na Paraíba. A Polícia Militar terá os veículos, van de monitoramento, além de passagem do policiamento com cavalos. No campo da Saúde, o ‘Projeto Caminhar’ vai oportunizar a quem visitar o evento serviços de verificação de pressão, altura e índice de massa corpórea.

O Corpo de Bombeiros Militar irá expor seu veículo de autoplataforma aérea, capaz de atender situações de incêndio em edificações de até de 18 andares, viaturas de moto-resgate, de autobusca e salvamento, e ainda orientação de como fazer uso de extintores, entre outras ações.

Em relação ao trabalho da Polícia Civil, serão apresentados casos de repercussão na elucidação de crimes, equipamento do Instituto de Polícia Científica (IPC) e ainda haverá a presença do estande de tiro virtual e de uma Delegacia Móvel. No que se refere ao enfrentamento da violência contra a mulher, representantes da Delegacia de Atendimento Especializado a Mulher (Deam) estarão presentes com panfletagem e conscientização.