Durante aula magna na UFPB, ministro foge do tema e faz discurso político

O ministro da Educação, Milton Ribeiro mudou completamente o foco da aula magna da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizada nesta terça-feira (26), que teve como objetivo falar sobre “Avanços e Desafios da Educação”. Ele abordou temas políticos, criticou questões de gênero e a educação sexual para crianças, fugindo completamente da temática do evento.

Milton Ribeiro iniciou sua fala cumprimentando os presentes e, em especial, o deputado estadual bolsonarista, Cabo Gilberto (PSL), dizendo que é importante falar o nome do parlamentar, porque deputado vive de votos. O ministro ainda se colocou à disposição para ser cabo eleitoral, de Cabo Gilberto.

O ministro também criticou o baixo nível de alfabetização de crianças, exemplificando com a afirmação de que há crianças que não sabem que a junção de “b” com “a” é “bá”, mas que já sabem colocar camisinha, e exaltou o fato de ter retirado da lista de livros didáticos temáticas relacionadas a educação sexual.

“Não que eu seja contra a este assunto [orientação sexual para criança], respeito a orientação de todos, mas acho que não temos o direito de violar a pureza de uma criança nessa idade de 6 a 10 anos”, disse o ministro.

Depois o ministro entrou em temas polêmicos, relacionados a questão de gênero, utilizando um tom crítico para falar sobre o assunto: “se você quiser ser homem, você é homem, se quiser mulher, é mulher. A biologia, a natureza diz que ele é homem, é XY, mas eles querem dizer que a pessoa pode escolher o que quer. Não pode ser assim”.

“Sou bem radical, podem me chamar de radical”, disse o ministro ao confundr sexo biológico com questões de gênero.

Ao longo do seu discurso, com pouco mais de 28 minutos, o ministro de Bolsonaro além de não focar no tema da aula, também não apresentou nenhuma proposta para educação, ou falou das dificuldades encontradas pelo alunos brasileiros durante a pandemia.

Assista o discurso na íntegra