Duas das três paraibanas que solicitaram repatriação ao Governo da Paraíba para retornar de Israel ao Brasil embarcaram no voo da Força Aérea Brasileira (FAB) e estão à caminho do país. A informação foi confirmada pelo secretário executivo de Representatividade Institucional, Adauto Fernandes, ao ParaíbaJá.
De acordo com o secretário, a terceira paraibana irá embarcar no segundo voo da FAB porque encontra-se em uma região mais distante, a 400km de Jerusalém. “O Itamaraty optou por repatriar as pessoas mais próximas e com pouca bagagem para garantir um retorno seguro”, afirmou.
Ele ressaltou, ainda, que os paraibanos que desejam voltar ao Brasil, entrem em contato com o Governo do Estado ou com o Itamaraty para obter assistência no processo de repatriação. “Estamos aqui para ajudar vocês a voltarem para casa e para o nosso amado estado”, enfatizou.
Ao todo, cinco paraibanos estavam em Israel em meio ao conflito com o grupo de terroristas do Hamas, mas dois já conseguiram retornar, segundo informou o secretário executivo de Representatividade Institucional, Adauto Fernandes.
O primeiro voo de volta ao Brasil estava com previsão prevista para às 17h (horário de Tel Aviv, 11h, horário de Brasília).
A previsão é que a primeira aeronave KC-30 pouse em Brasília na madrugada de quarta-feira (11/10), a 1h da manhã (horário de Brasília).
Na ação interministerial, denominada Operação Voltando em Paz, estarão disponíveis ainda outro KC-30 e dois KC-390 Millennium.
O KC-30, com 59 metros de comprimento, é a maior aeronave já operada pela Força Aérea Brasileira, podendo transportar até 238 passageiros, 45 toneladas de cargas e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros.