Doodle: Homenagem ao centenário de Paulo Freire é destaque no Google

Doodle de hoje comemora o centenário do filósofo, educador e escritor brasileiro Paulo Freire. Ele é amplamente considerado um dos pensadores educacionais mais influentes do século XX.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu neste dia em 1921 em Recife, Brasil, então uma região em grande parte empobrecida afetada pelos ecos do colonialismo e da escravidão. Chegar à maioridade ao lado de famílias rurais pobres enquanto sua própria família passava fome, fundamentou sua compreensão da relação interconectada entre status socioeconômico e educação. A partir de então, Freire assumiu como missão melhorar a vida das pessoas marginalizadas.

Em 1947, Freire iniciou uma função de uma década prestando serviços sociais à classe trabalhadora brasileira, o que foi fundamental para a criação de seu modelo educacional universal 一conscientização (o desenvolvimento da consciência crítica). Essa metodologia pioneira prevê o intercâmbio cultural entre professor e aluno sob as lentes de suas circunstâncias sócio-históricas, com o objetivo de criar uma sociedade democrática e livre de analfabetismo.

Em 1962, aplicou a conscientização com sucesso radical – ensinando 300 camponeses a ler e escrever em apenas 45 dias! No entanto, esses ideais se mostraram muito radicais para o recém-estabelecido governo brasileiro em 1964 e ele foi forçado ao exílio até 1979. Durante este período, Freire publicou seu aclamado livro de 1968 “Pedagogia do Oprimido” que trouxe sua filosofia revolucionária de ensino para um amplo mundo público.

Ele continuou sua jornada educacional no exterior antes de retornar ao Brasil em 1980 para liderar um projeto de alfabetização de adultos. Em 1988, Freire começou a trabalhar como Ministro da Educação de São Paulo, implementando programas literários inovadores. Hoje, seu trabalho vive no Freire Institute, uma organização internacional dedicada ao avanço educacional e à transformação da sociedade por meio de seus ensinamentos.

Da Isto É