Do Sertão da PB para o mundo: Cícero é ouro e bate recorde no lançamento de dardo

O paraibano e atleta paralímpico, Cícero Lins garantiu o ouro com recorde no lançamento de dardo, nesta quinta-feira (14), nos Emirados Árabes, em Dubai. Ele não conseguiu índice para disputar Londres-2017, mas agora se credencia como favorito ao ouro em Tóquio-2020. Nos Jogos do Rio-2016 ele ficou com a quarta colocação.

“Sensação indescritível. Venho na batalha desde o Rio. Agora fui premiado não só com a medalha, mas também com o recorde e estou muito feliz”, comentou.

Cícero lançou em 49,26 metros e deixou para trás o iraniano Amanolah Papi (47,80 metros) e também o sírio Mohamad Mohamad (46,01 metros). “Estava tranquilo. No terceiro lançamento veio uma boa marca e na sequência o recorde”, analisou. O brasileiro nasceu com má formação congênita nos pés e descobriu o esporte paralímpico por acaso. Ele estava na rua, quando um outro cadeirante o parou e falou sobre a possibilidade de fazer uma atividade física. O início foi na natação e desde 2013 ele está no lançamento de dardo.

Natural de Igaracy, na Paraíba, ele comentou a dificuldade até chegar ao topo do mundo. “Saí lá do sertão paraibano e hoje estar aqui… É muito difícil. No início tive que sair do interior para morar na capital, deixei minha mãe lá. Isso é muito complicado para a gente. Mas quem tem sonhos e quer realizá-los tem que ir à luta”, afirmou.

O Brasil faz uma campanha espetacular nas provas de campo. O País conseguiu medalhas em todas as provas em que disputou. Foram seis ouros e cinco bronzes. No total, são 36 pódios (14 ouros, 8 pratas e 14 bronzes) e o segundo lugar no quadro geral de medalhas. A China lidera com 52 (23 ouros, 20 pratas e 9 bronzes). Com informações do IstoÉ.