Foi divulgada nesta terça-feira (23) a programação completa da 12ª edição do Festival Grito João Pessoa, que acontece nos dias 26 e 27 de abril no Centro Histórico. Nessa edição histórica – a maior de todas na Paraíba e no Brasil – mais de 60 atrações se apresentam gratuitamente em sete palcos instalados ao longo da Praça Anthenor Navarro e Largo São Frei Pedro Gonçalves. Além dos shows, acontecem também exposição de artes visuais, intervenções cênicas e literárias, Feira de Troca de Sementes e Mudas, oficinas, Food Park e feira cultural.
O Festival Grito, que nasceu chamado “Grito Rock” e reduziu o nome uma vez que abrange várias áreas e estilos, tem como principal característica a prática colaborativa em sua realização. Este ano, o Festival acontece em mais de 100 cidades ao longo de 20 estados em 10 países – incluindo Portugal, Cabo Verde, Bolívia e Colômbia. A edição de João Pessoa vai ser a maior do Brasil este ano.
No line-up desta edição, destacam-se o metal industrial dos cariocas da banda Maldita (RJ), a mistura de sons e beats do DuSouto (RN) e o combinado Jackson Racional e os Afrobatuques, projeto paralelo das bandas Cabruêra e Os Fulano que faz releituras de músicas de Jackson do Pandeiro.
Também há a presença de vários grupos locais que estão ganhando destaque na cena alternativa da Paraíba, já havendo participado de festivais em outros estados. São nomes como Flor de Pedra, Fontes, Rieg, Vieira, banda-fôrra, Val Donato e Sinta a Liga Crew. Veja o line-up completo abaixo.
Os shows acontecem em um palco montado na Praça Anthenor Navarro, no Centro Cultural Espaço Mundo, Hera Bárbara, Djaba Rock Pub, Mofado Estúdio Bar, Vila do Porto e Van Filosofia. Todas as apresentações são gratuitas. O evento conta ainda com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa, Slow Hostel, Frederica Hostel, Movimento Varadouro Cultural, Funesc, Salve! Estúdio, Central Comunicação, IAB.PB – Instituto de Arquitetos do Brasil, Toroh Música & Cultura, Rádio Cabo Branco FM e G1 Paraíba para viabilizar sua realização.
A edição 2019 do Festival Grito João Pessoa faz uma homenagem ao artista multimídia pessoense Alberto de Araújo, o Bravo, falecido em 2018. Alberto teve um importante papel e contribuição para o fortalecimento da cena musical paraibana dos dias atuais, onde atuou em vários projetos como músico e como produtor. O artista também participou da produção do Festival em outras edições.
Atividades Formativas e Propostas Livres
Além das propostas relacionadas às várias linguagens artísticas, o Festival Grito também conta com atividades formativas (palestras, oficinas e/ou workshops) e as chamadas “propostas livres”, organizadas e geridas por seus proponentes dentro da programação oficial do Festival. As inscrições para as oficinas nas áreas de dramaturgia, literatura e dança, estão abertas (bit.ly/OficinasGrito), os participantes receberão certificado após o evento. Confira os temas.
Além das atrações musicais, o Festival também realiza a Expo.Grito, uma campanha voltada para a exposição de artes e intervenções visuais com o objetivo de estimular a divulgação e circulação de artistas locais. Este ano, a exposição coletiva acontece no Centro Cultural Espaço Mundo e no IAB.PB – Instituto de Arquitetos do Brasil e conta com obras de Albenise Vasconcelos, Bru Dias, Dedoverde, Eduardo Bruno, Fábia Slenn, Gi Ismael, Lucas Nó Brega, Mayara Ismael, Studio Arttag e Yasmin Formiga. Também faz parte desta programação a exposição “Sinestese”, do artista paraibano Shiko.
Entre as campanhas de conscientização ambiental do evento, estão as campanhas Leve Sua Caneca, Carona Solidária, Destine Seu Lixo Corretamente e Bituca Também É Lixo, que visam reduzir o impacto ambiental ao meio ambiente e ao patrimônio público.
ATENÇÃO! Não será permitido entrar com vidros e descartáveis no evento, haverá fiscalização.
Grito Delas
O protagonismo feminino é uma das bandeiras encampadas pelo Grito. Sendo assim, papéis de liderança na organização do evento e a presença cada vez maior de bandas e vocais femininas – como Sinta a Liga Crew, Margaridas em Fúria e Trio Maria Sem Vergonha – fazem parte da postura e da cultura do Festival. Haverá ainda intervenções artísticas de mulheres durante a programação conscientizando o público sobre a importância desta discussão, especialmente nos dias atuais.
Food Park e Camelô 2.0
Empreendimentos como Axé Bebidas, Cerveja Turmalina, Cervejaria Gameleira, Chita Bacana , Divino Crepe, Ogrão e Veganche farão parte da praça de alimentação do Festival, oferecendo comidas e bebidas diferenciadas a preço justo. Já na Feira Cultural Camelô 2.0, iniciativas como Carla Muniz Macramê, Jornal Microfonia, Shower Saboaria e Piaba Camisas estarão comercializando seus produtos.
Confira a programação completa do evento
Sexta-feira (26 de abril)
PRAÇA ANTHENOR NAVARRO
20h – Coletivo CoNéctar de Redução de Danos – Ação de redução de danos com abordagem informativa / educativa
CENTRO CULTURAL ESPAÇO MUNDO
14h – Oficina “Escrita Criativa no cotidiano” – Bianca Dantas
21h – Experimento #01 – Biscolacha
22h – Marcus Yazbek
23h – Marcos Rosa
HERA BÁRBARA
22h – Trio Maria Sem Vergonha
23h – Siba Carvalho (PE)
DJABA PUB
22h – Ode Insone
23h – Venus in Fuzz
VILA DO PORTO
19h – Oficina “Vivência de Dança Tribal estilo Dark Fusion” – Lady Wilma
22h – JVNO
23h – Caixa de Maribondo
MOFADO BAR
22h – Azerdna
23h – Crânio
IAB.PB
20h – Abertura Expo.Grito – obras de Albenise Vasconcelos, Bru Dias, Dedoverde, Eduardo Bruno, Fábia Slenn, Gi Ismael, Lucas Nó Brega, Mayara Ismael, Studio Arttag e Yasmin Formiga
Sábado (27 de abril)
PRAÇA ANTHENOR NAVARRO
14h – Varal Poético “Coletânea de poemas para pessoas que não amo” – Bianca Dantas
17h – Exille Alef
17h30 – Intervenção “Vocês tem Medo do Corpo que Fala” – Ivaney Justino
18h – Junior Cordeiro (Campina Grande)
18h30 – Intervenção “PESO” – Yasmin Formiga
19h – About The Blues
19h40 – Sarau Selváticas
20h10 – Arrete (PE)
20h50 – Maracatu Nação Pé de Elefante
21h20 – DuSouto (RN)
22h40 – Maldita (RJ)
0h10 – Jackson Racional e os Afrobatuques
CENTRO CULTURAL ESPAÇO MUNDO
16h30 – Survivant
17h30 – Flores Baldias
18h30 – Ayabass
19h40 – Flor de Pedra
20h50 – Bohos and Queens (AL)
22h – Sourebel (RN)
23h30 – Vieira
1h – Val Donato
HERA BÁRBARA
16h30 – Kaya7
17h30 – Wild
18h30 – La6Crew
19h40 – Fontes
20h50 – Mebiah
22h – Gang44
23h30 – DJAC
1h – LomBRa
2h – DJ Ian Valentin
DJABA PUB
16h30 – Self Creation
17h30 – Dolorem
18h30 – Demoniah (PE)
19h40 – Margaridas em Fúria
20h50 – Soturnus
22h – Flamenhell
23h30 – Terrible Force
1h – Vermgod
VILA DO PORTO
16h30 – Gatunas
17h30 – Borborema Boombox
18h30 – Orijah
19h40 – Kill The Boss
20h50 – Electro Bromance
22h – Rieg
23h30 – banda-fôrra
1h – Sinta A Liga Crew
MOFADO BAR
16h30 – Revoltos Constantes
17h30 – Carrapato’s
18h30 – Primavera Blue
19h40 – Turmalina Parahyba
20h50 – T.O.S.I (Campina Grande)
22h – Mate Ou Morra
23h30 – Hazamat
1h – Sistema Brutal
VAN FILOSOFIA
18h – House Dance PB – Aulão de Dança com Ayleen Vant e Karla Oliveira
19h – House Dance PB – DJ DD
20h10 – Arara Azul – Palhaço Bambam
21h20 – Van Filosofia e Veejay FM
IAB.PB
14h – Oficina “Apontamentos para outras dramaturgias” – Railson Almeida
16h30 – Expo.Grito