Diversos municípios da PB terão melhorias na área da saúde, diz SES; saiba quais

Informação foi divulgada pela secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, durante entrevista no programa F5, da 89 Rádio Pop, nessa quinta-feira

f51

O Governo do Estado trará muitas melhorias na área da saúde ao longo de 2021. Essa foi a certeza dada pela secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, durante entrevista concedida ao programa F5, da 89 Rádio Pop, nesta quinta-feira (18). De acordo com Renata, está na programação a abertura de ambulatórios voltados para o público LGBTQA+, a ampliação dos número de tomógrafos e equipamentos de hemodinâmica em alguns municípios, além da realização de reformas em hospitais de responsabilidade do Estado.

+PB irá ampliar atendimento e informatizar sistema da Saúde, garante SES

Algumas ações desenvolvidas em 2020 na área da saúde também foram relembradas pela secretária. “Ano passado os investimentos na saúde foram fortes nas ações da pandemia. Dois hospitais foram abertos, o das Clínicas e o anexo da Frei Damião, além da entrega da estrutura nova do LACEN, o laboratório que dá todo suporte na análise do cenário epidemiológico da pandemia”, relembrou.

Melhorias na Saúde em Campina Grande

Campina Grande será umas das cidades contempladas com diversas melhorias na área da saúde, ainda este ano. Renata Nóbrega afirmou que será entregue na cidade ambulatórios voltado para atendimento exclusivo do público LGBTQIA+. Campina Grande também receberá tomógrafos e serviços de hemodinâmica, que irão atender toda região macro do município.

+Covid-19: secretária garante que PB não corre risco de colapso hospitalar

“Para este ano ainda temos a abertura de ambulatórios LGBTQIA+ em Campina Grande. Já trabalhamos com um polo da Funad dentro do hospital do município. Toda Região macro de Campina Grande será contemplada com tomógrafos e serviços de hemodinâmica. Os pacientes dessa região podem ficar tranquilos, que não vão mais precisar vir para o Metropolitano, os procedimentos e exames passarão a ser realizados em Campina Grande”, afirmou.

Patos também terá serviços de saúde ampliados

Renata garantiu que Patos também está na programação do Governo do Estado, para receber melhorias nos serviços de saúde. O município também receberá tomógrafos para ampliar o atendimento à população, porém, ainda será necessária uma organização estrutural, para que Patos possa receber os equipamentos.

“Em Patos estamos com essa ampliação também, mas lá precisa ainda de uma organização da parte estrutural para poder implantar (os tomógrafos), mas a parte burocrática para compra dos equipamentos já está bem avançada. Para Campina Grande é certeza implantar este ano”, relatou.

Reformas de hospitais

Os hospitais Metropolitano, Arlinda Marques e o Trauma de João Pessoa, passarão por reformas e ampliação no número de equipamentos importantes para atender os pacientes paraibanos.

“O Metropolitano vai passar por melhorias também e irá ganhar um novo equipamento de hemodinâmica, que deve ser instalado possivelmente até abril. O Hospital Arlinda Marques passará por reformas também, é o segundo projeto que está mais avançado. O Trauma de João Pessoa está sendo estudada a ampliação de mais 120 leitos”, disse a secretária executiva da Saúde.

O Hospital Regional de Guarabira também será beneficiado com reformas em sua estrutura, que visam ampliar o entendimento aos recém nascidos na cidade.

“Temos uma reforma certa para iniciar no Hospital de Guarabira, que será contemplado com uma ampliação muito forte na área da neonatologia, bloco cirúrgico e UTI neonatal”, garantiu.

A secretária executiva da Saúde afirmou que ainda esse ano a reforma em Guarabira e no Arlida Marques serão iniciadas, os equipamentos de hemodinâmica serão instalados em Campina Grande e também iniciará o funcionamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a hemodiálise do Hospital e Maternidade Santa Filomena, em Monteiro.

“Este ano iniciamos as reformas nos hospitais de Guarabira e no Arlinda Marques. As licitações já estão em andamento pela Suplan. Em Campina Grande já existe a estrutura para implantar os equipamentos de hemodinâmica. Também iremos colocar para funcionar a UTI e a hemodiálise do hospital de Monteiro”, finalizou.