Distribuição de refeição da PMJP durante isolamento social é destaque na ‘Folha’

A política nutricional desenvolvida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que está garantindo a segurança alimentar de mais de 23 mil alunos de creches e escolas de Tempo Integral mesmo durante este período de isolamento social como prevenção ao novo coronavírus, foi destaque, mais uma vez, em rede nacional. Desta vez, foi a Folha de S.Paulo quem repercutiu a entrega de refeição nas unidades de ensino da Capital paraibana. Na reportagem “Alunos recebem refeição diária, cestas básicas e vouchers como merenda”, o exemplo de João Pessoa é o primeiro de referência, por ter se iniciado no dia 18 de março, logo no início do fortalecimento das medidas de isolamento. Confira a reportagem da Folha.

A reportagem destaca que, com a paralisação das aulas na crise do coronavírus, muitos prefeitos e governadores optaram por entregar kits de alimentos às famílias ou mesmo servir refeições todos os dias, sobretudo para as crianças de famílias de baixa renda. “Em João Pessoa, 23 mil alunos de 32 escolas de tempo integral e 85 creches da rede municipal têm acesso diário à merenda desde o dia 18 de março, quando as atividades foram suspensas por tempo indeterminado”, destaca a matéria.

As refeições, que contam com o almoço, uma fruta e um lanche, são entregues aos pais ou responsáveis nas próprias unidades de ensino. De acordo com declaração da coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação, Francineide Ribeiro. “A gente pede para as famílias informarem as unidades pela manhã, por volta das 8h, se irá contar com a refeição, para que sejam preparadas de acordo com a demanda. Também temos profissionais para servir as refeições tomando todos os cuidados”.

O texto explica também que “grande parte das famílias leva vasilhas de casa. Em algumas escolas, um livro acompanha a refeição. No dia seguinte, os pais devolvem o material didático com uma resenha feita pelo estudante”. Além do exemplo de João Pessoa, ações de outras prefeituras, como a de Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo, e de outros estados, como Minas Gerais e Bahia, também foram destacados.