Disputa presidencial: FHC admite votar em Lula para derrotar Bolsonaro

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou, em entrevista ao Valor Econômico, que apoiaria Lula (PT) em um possível segundo turno contra Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

“No segundo turno, se ficar o Lula contra o Bolsonaro, não sei se o PSDB vai fazer isso… Se depender da minha inclinação, iria nessa direção, com muita dificuldade porque o Lula jogava pedra em mim”, disse o tucano na conversa publicada nesta segunda-feira (12).

“O jogo do poder é um jogo difícil e ganhar do Lula não é brincadeira, é difícil. Ele sabe. Lula segue a regra. Instintivamente, ele sempre faz isso. Isso não quer dizer que o outro lado não possa transformar o Lula num fantasma outra vez. Pode, independentemente do Lula. É claro que eu não vou contribuir para isso nunca”, acrescentou.

FHC afirmou ainda que Lula pode atrair o chamado centro. “Bolsonaro é mais extremo que o Lula. Se não aparecer uma [terceira] candidatura, o Lula vai somar essa gente [que hoje faz oposição ao governo] para enfrentá-lo. O Lula é inteligente, pegou no ar, aprendeu. O que ele vai simbolizar? Não sei. O que foi que ele simbolizou com o governo? Foi uma época feliz da vida no Brasil. E a economia foi bem. Mas ele não vai simbolizar o que vão dizer que ele simboliza, que é o socialismo, o comunismo, o Lula vermelho”, disse o ex-presidente.

Clique aqui e leia a entrevista completa concedida por FHC ao Valor Econômico.