Diabetes – Estado e Município realizam testes médicos no Ponto de Cem Réis

 Avaliação médica, testes de saúde e distribuição de cartilhas com orientações estão incluídas nas atividades programadas para esta sexta-feira (14), no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, para marcar o Dia Mundia do Diabetes. A programação conjunta está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa, Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).

As atividades começarão às 8h30 com a avaliação ‘Pés do Diabético’ e orientações do cuidado com os pés. Também serão realizados testes de sensibilidade, de glicemia capilar, verificação da pressão arterial e antropométrica (avaliação de medição de altura e peso), orientação nutricional, de saúde bucal e sobre os males do tabagismo.

Os testes e exames são de extrema importância para avaliar se o indivíduo possui ou não a doença, mas a conscientização é fundamental. “A função da SES é capacitar os profissionais para que eles sejam multiplicadores das informações em suas unidades de saúde. Neste evento, aproveitaremos para reforçar o repasse de orientações à população para que fique claro quais as maneiras de prevenir e tratar o diabetes. O controle e o acompanhamento da doença são imprescindíveis para que o paciente leve uma vida sem complicações”, orientou Gerlane.

A análise do “pé diabético” é um dos grandes focos do evento. “Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado. O doente precisa constantemente examinar os pés, que costumam perder a sensibilidade, para que não tenham ferimentos que demoram a cicatrizar, podendo levar a amputações”, alertou a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis.

Diabetes na Paraíba –O Ministério da Saúde estima que na Paraíba 5,3% da população é diabética, portanto, 207.464 paraibanos. Em João Pessoa, a estimativa é de 4,7% da população, ou seja, 36.171 habitantes com diabetes. Este ano, 1.204 óbitos foram registrados até outubro em função da diabetes. Em 2013, foram 1.787 óbitos. Já em 2012, 1.735 pessoas morreram em decorrência da doença.