Dia mundial do Café: confira dicas de receitas que levam a bebida

Neste Dia Mundial do Café, rede de supermercados compartilha receitas da bebida

Dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café e o brasileiro é realmente apaixonado pela bebida. Afinal, somos o segundo país que mais a consome no mundo.

Em toda sua versatilidade de preparo e consumo, o café é indispensável em diversos momentos do nosso cotidiano, no fim da tarde, no trabalho ou na reunião com amigos. O Pão de Açúcar como referência na categoria oferece um sortimento de cafés que vão de solúveis aos grãos, contando com opções premium e especiais que podem ser utilizados em várias ocasiões.

A preparação do café perfeito requer cuidado e paciência, mas há dicas que podem te ajudar: Se for usar grãos, moa-os na hora para preservar os aromas. Outra dica é optar pela mineral ou filtrada a 90-96°C.

O café pode ser o ingrediente principal, mas permite explorar harmonizações com diferentes alimentos. Para saber mais, no Blog do Pão tem uma série de receitas com o café, para te inspirar. Mas, separamos aqui algumas opções de preparo. Confira algumas delas:

Separamos aqui algumas opções de preparos que levam o café na receita. Confira algumas delas:

Coffee Tonic

Ingredientes
– 25 ml de Gin;
– 100 ml de água tônica gelada;
– 35 ml de espresso suave frio;
– 3 cubos de gelo;
– 3 unidades de zimbro;
– 1 rodela de limão.

Modo de preparo

Coloque na taça o gelo, o gin, o limão e o zimbro. Acrescente a água tônica e, por cima, delicadamente o café frio.

Canapés de queijo coalho e melaço de café

Ingredientes
– 1 pacote de queijo coalho;
– 2 colheres (sopa) de grãos de café;
– 1 copo de melado de cana

Modo de preparo

Aqueça em forno médio, durante 5 minutos, os grãos de café para deixá-los bem sequinhos. Em uma tigela, misture-os com o melado de cana e coloque em banho-maria durante 10 minutos. Reserve na geladeira por 4 horas para apurar o sabor do café. Tire da geladeira meia hora antes de preparar os canapés.

Corte o queijo coalho em quadradinhos e coloque-os na chapa ou frigideira para grelhar. Jogue o melado com café em temperatura ambiente por cima do queijo e sirva.

Brownie de café e chocolate meio amargo

Ingredientes
– 480g de manteiga derretida
– 400g de chocolate de leite derretido
– 360g de chocolate em pó
– 8 ovos
– 600g de farinha de trigo
– 4 colheres (sopa) de café solúvel

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e asse em forno médio por aproximadamente 45 minutos. Na hora de desenformar, você pode cortar em pedaços grandes, para servir quentinho com sorvete, ou em cubinhos bem pequenos, para petiscar acompanhado de um cafezinho.

Combine o brownie com uma bola de sorvete de creme e seu café preferido.