Dia das Mães: conheça a história de como surgiu a data

Origem da data remonta a tempos antigos, quando a mãe era vista como uma figura sagrada em diversas culturas

O Dia das Mães é uma data especial que homenageia as mulheres que nos deram a vida e nos amam incondicionalmente. Mas você sabe como essa celebração começou e se tornou tão popular no mundo todo?

A origem do Dia das Mães remonta a tempos antigos, quando a mãe era vista como uma figura sagrada em diversas culturas. Na Grécia Antiga, a deusa Reia, mãe de todos os deuses, era festejada em um festival anual de três dias. Na Roma Antiga, as mães eram honradas durante as festividades em honra a Cibele, a mãe dos deuses. E, na Inglaterra do século XVII, o ‘Domingo da Mãe’ era um dia em que as pessoas visitavam suas mães na igreja.

A celebração moderna do Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX, por iniciativa de Anna Jarvis, uma mulher que queria homenagear sua mãe, Ann Reeves Jarvis, que havia falecido em 1905. Ann Reeves Jarvis era uma ativista que ajudava as pessoas em suas casas e atuava como enfermeira na Guerra Civil Americana. Anna Jarvis fez uma campanha para que o segundo domingo de maio fosse estabelecido como o Dia das Mães, em memória de sua mãe e de todas as mães do mundo.

Em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou a data nos Estados Unidos e logo ela se espalhou por outros países. No Brasil, o dia foi celebrado pela primeira vez em 1918, em Porto Alegre, por uma organização cristã. Desde então, o Dia das Mães é uma ocasião para expressar nosso amor e gratidão pelas mulheres que nos deram a vida e nos ensinaram a viver.

Apesar de o Brasil ter seguido a tradição norte-americana de celebrar o Dia das Mães no segundo domingo de maio, a data não é comemorada nesse dia em todo o planeta. Em determinados países, o Dia das Mães é celebrado em outros datas. Vejamos alguns exemplos a seguir.

  • Na Rússia, o Dia das Mães é celebrado no último domingo de novembro.
  • Em Portugal, a data é comemorada no primeiro domingo de maio.
  • Na Argentina, o Dia das Mães é comemorado no terceiro domingo de outubro.