O documentário ‘Dessa arte eu sei um pouco’ terá sessão especial nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 19h, no Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. É o primeiro longa-metragem do diretor Cled Pereira, que participará de debate logo após a exibição (com mediação de Carol Porto).
O filme tem como protagonistas os mestres capoeiristas baianos Jaime de Mar Grande, Jorge Satélite e Rene Bittencourt. Esse trio destaca a figura e os ensinamentos do saudoso Mestre Paulo dos Anjos.Com 80 minutos de duração e produção na Bahia, São Paulo e Brasília, o filme ajuda a manter vivo o legado do Mestre ao contar a sua história para novas gerações da capoeira. A música, o pensamento, os métodos e a história do grande capoeirista (nascido José Paulo dos Anjos, em Estância-SE), estão eternizados neste documentário (com distribuição da Borboletas Filmes). Ingressos a R$ 10 e R$ 5.
Paulo dos Anjos foi um dos mais importantes mestres de capoeira da sua época. Através das memórias de três de seus discípulos, o cineasta e capoeirista Cled Pereira mostra como se deu a transmissão desse legado. ‘Dessa arte eu sei um pouco’ é um filme sobre capoeira, mas também um filme sobre solidariedade e companheirismo entre homens negros, que encontraram na capoeira um ambiente agregador que transformou as suas vidas.
O mestre Paulo dos Anjos faleceu em Salvador (BA), no dia 26 de março de 1999, após infecção contraída após uma cirurgia em um hospital local. Ele foi um dos primeiros a acreditar que a capoeira poderia ser usada para fomentar o pensamento crítico e criativo, interagindo positivamente com o mundo. Ele trabalhou com crianças desfavorecidas, usando a capoeira para combater a ignorância e a indiferença. Muitos dos seus alunos se tornaram mestres e professores com as suas próprias academias em todo o mundo.
O diretor – Cled Pereira é capoeirista, graduado em direção de fotografia pela Escola de Cinema de Barcelona (ECIB) e Bacharel em cinema e mídias digitais pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb). Trabalha como diretor de fotografia, operador e assistente de câmera.
Entre seus principais trabalhos estão o longa-metragem ‘Rumo’, de Bruno Victor e Marcus Azevedo; e os curtas-metragens ‘Vão das almas’, de Edileuza Penha e Santiago Dellape; além de ‘As dúas em Punto’, ‘La madre y la cerda’ e ‘As fraquejadas’, de Uliane Utatit.
‘Dessa arte eu sei um pouco’ é o primeiro longa-metragem de Cled Pereira como diretor. O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e teve apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia (através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo), direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.