
Uma pesquisa realizada pelo Procon-JP revelou grandes variações nos preços da carne em diferentes estabelecimentos da capital paraibana. O levantamento, realizado no dia 1º deste mês, comparou os valores de 77 tipos de carnes em 16 supermercados e mercados públicos.
O produto que apresentou a maior diferença de preço foi a picanha nacional, com uma variação de até 199,97%. O quilo do produto pode ser encontrado por R$ 30,00 em alguns açougues do Mercado Central e por até R$ 89,99 em supermercados da cidade.
Outras carnes também apresentaram grandes variações de preço, como o filé bovino sem cordão (99,98%), o filé bovino com cordão (88,29%), a carne moída bovina (149,44%) e a charque traseira (118,48%).
Frango e ovos também com variações
Além da carne bovina, a pesquisa do Procon-JP também analisou os preços de frango e ovos. No caso do frango, a maior variação foi encontrada na coxa e sobrecoxa, com uma diferença de 91,22% entre os estabelecimentos pesquisados. Já nos ovos, a maior diferença foi encontrada na bandeja com 30 unidades do ovo vermelho.
Confira abaixo a pesquisa completa
Recomendações para o consumidor
Diante das grandes variações de preços, o Procon-JP recomenda que os consumidores comparem os preços em diferentes estabelecimentos antes de realizar suas compras. Além disso, é importante verificar a qualidade da carne e optar por estabelecimentos que ofereçam produtos com procedência garantida.
Supermercados fiscalizados
- Latorre (Torre)
- Menor Preço (Bairro dos Estados)
- Bemais e Carrefour (Bancários)
- Super Box Brasil (Geisel)
- Assaí Atacadista (Epitácio Pessoa)
- Manaíra (Manaíra)
- Rede Compras (Bessa)
Mercados públicos fiscalizados
- Central – Açougue Guará, Paulinho do Galeto e do Vando
- Torre – Açougues Cian, do Lampião e Junior Aves
- Mangabeira – Açougues Taperoá e Neto Aves
- Bairro dos Estados – Açougues da Surama, Casa de Carnes Prime e RÔ Aves
- Geisel – Açougues Shopping das Carne e Carnes & Cia