Deputados debatem soluções de convivência com a estiagem no Estado

Deputados debateram nesta quarta-feira (5) na Assembleia Legislativa o problema da estiagem prolongada no Estado, o que ocorre em todo o semiárido brasileiro. O deputado Anísio Maia (PT), destacou que tramita no Poder Legislativo uma PEC de sua autoria e espera que a matéria seja discutida e aprovada na próxima semana. A PEC do parlamentar sugere a destinação de 1% do orçamento do poder executivo para obras e ações de convivência com a seca.
A nível federal o deputado federal Hugo Leão, da Bahia, também é autor de uma PEC da seca, que também visa ações preventivas de combate à escassez e falta d’água. Anísio Maia explica que os recursos seriam exclusivamente utilizados para barragens, adutoras, perfuração de poços, e outras ações objetivando minimizar os efeitos da seca.

O deputado Carlos Dunga (PTB), mais uma vez ocupou a tribuna expondo sua preocupação com o fenômeno da seca e destacou a escassez de água em Campina Grande e região, com o açude Epitácio Pessoa “Boqueirão”, que continua baixando seu volume, o que é muito preocupante. Dunga e Anísio lembraram as ações de infraestrutura hídrica do então governador Wilson Braga – presente no plenário – e hoje deputado pelo PV. O deputado Toinho do Sopão (PEN), foi outro parlamentar que usou a tribuna para debater a questão da estiagem.