Deputados cobram soluções ágeis para o açude Coremas-Mãe D’água

O deputado federal Hugo Motta (PMDB) esteve neste sábado (15) no açude Coremas-Mãe D’agua para averiguar a real situação do lugar que sofre com a falta de chuvas na região. Ao lado do deputado estadual Nabor Wanderley, ele constatou a gravidade do problema e afirmou ter saído mais preocupado com o que viu.

De acordo com o parlamentar, o Mãe D’água está com 9% da sua capacidade e o Coremas está com 2,5%. “Eles estão segurando o abastecimento dos municípios que dependem da Adutora Coremas-Patos-Sabugi, os municípios paraibanos que tiram água do Rio Piranhas e os municípios do Rio Gande do Norte. Juntos eles formam o maior reservatório da Paraíba”, destacou.

Motta disse ainda que a luta agora é para agilizar o 3º eixo da Transposição do Rio São Francisco que já está sendo projetado. Com ele as águas chegarão no Vale do Piancó e neste manancial, atendendo a 47 municípios paraibanos que enfrentam a maior seca da sua história. “Vamos levar esse quadro a Brasília ainda esta semana e cobrar agilidade na execução das obras do terceiro eixo da Transposição do Rio São Francisco. Mais do que nunca essa obra é vital para nossa região”, garantiu.

O deputado estadual Nabor Wanderley disse que é importante fazer essa constatação in loco da atual realidade do manancial, pois poderá cobrar às autoridades competentes com mais conhecimento de causa sobre a Transposição do Rio São Francisco. “Chegamos aqui e encontramos essa triste realidade, imagens devastadoras de um açude de tal importância. Essa realidade, tanto eu vou levar para a Assembleia quanto Hugo levará para a Câmara Federal para que a gente possa alertar e cobrar providências com relação à garantia do abastecimento de água da população nordestina”, afirmou.

Para Luiz Paulo, técnico do Dnocs, essa situação é de desesperar. “As águas de Coremas não servem mais e as do açude Mãe D’água ainda estão servindo porque foi reabastecido com as chuvas recentes. Precisamos que o terceiro eixo da Transposição do Rio São Francisco chegue logo”, concluiu.

Participaram da visita o vice-prefeito de Coremas, Lucrenato Júnior, o vereador José Laedson e o técnico do DNOC’s em Coremas, Luiz Paulo.