O deputado estadual João Henrique (DEM) cobrou através de requerimentos aprovados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do presidente Rubens Rodrigues dos Santos, renove o subsídio do milho, objeto da portaria interministerial nº 710/14, importante instrumento regulatório de defesa.
O parlamentar justifica que a agricultura familiar e pecuarista da Paraíba, bem como na região Nordeste do país, vem enfrentando dificuldades para manter a alimentação dos seus rebanhos em razão do valor do milho, cotado no balcão da CONAB a R$ 39,90. O preço do milho subsidiado ficaria em média R$ 20,00 por saca de 60 kg.
Ele afirmou que é necessária a união de forças para que o pleito dos agricultores paraibanos seja atendido e apela para que a bancada federal paraibana cobre uma solução imediata da Conab.
“Este quadro que ora se registra no nosso meio rural tem suscitado inúmeras reclamações e produzido reivindicações, vez que seus bens de produção dependem substancialmente da aquisição do milho na forma subsidiada. Independente do quadro político que a sociedade vive hoje, ações urgentes do poder central deveria acolher as dificuldades dos trabalhadores e produtores”, pontuou o deputado.
Os requerimentos aprovados pelo voto unânime dos parlamentares no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, serão encaminhados à Conab e ao Ministério da Agricultura, direcionado ao gabinete da ministra Kátia Abreu.