Deputado diz que exploração mineral é predatória, desumana e não gera desenvolvimento

O deputado estadual Anísio Maia (PT) defendeu  nesta quarta-feira, dia 10/06, uma profunda intervenção do Estado para modernizar, regulamentar e humanizar a exploração mineral na Paraíba.  Atualmente, conforme o parlamentar, ela é realizada como na Idade Média e só serve para degradar o ambiente, explorar os trabalhadores e enriquecer quadrilhas organizadas.

“Precisamos de um plano estadual para o setor. A falta desse plano prejudicou muito a Paraíba. Precisamos de investimentos públicos para tirar a exploração mineral da situação medieval atual e orientar investimentos privados para projetos que proporcionem um desenvolvimento sustentável”, disse o deputado.

De acordo com Anísio, não há exemplo pior de exploração que o setor de extração de minérios na Paraíba. Que agora nos expôs negativamente para todo o pais. A dura realidade do garimpo mostrou também, conforme o petista, uma grande ausência dos órgãos de fiscalização que deixaram os trabalhadores entregues à sanha de empresários inescrupulosos.

“Encontramos no setor de extração de minérios, que pode ser uma de nossas vocações econômicas, relações de trabalho e produção semelhantes aos padrões da Idade Média, sobretudo, expondo os garimpeiros diariamente a um trabalho  estafante e com risco de morte permanente sem gerar quase nenhum benefício para a população local. Agora é o momento do poder público mobilizar o setor para um projeto que promova  um verdadeiro desenvolvimento para a exploração mineral do Estado”, disse o petista.