Deputado denuncia aumento de 169% das taxas de serviços bancários na Paraíba

O deputado Janduhy Carneiro (PTN) denunciou na manhã desta terça-feira, 6, do plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, que as instituições bancárias elevaram as taxas de serviços em 169%, nos últimos 30 meses, enquanto que a inflação foi de 19% no mesmo período e pediu o apoio dos Procons estadual e municipal para que se faça uma fiscalização nas taxas que estão sendo cobradas pelos banqueiros.

De acordo com o parlamentar, de 1º janeiro de 2013 a agosto deste ano de 2015, a inflação correspondeu a 19,63%, enquanto que neste mesmo período os banqueiros elevaram as taxas de serviços em 169%, prejudicando os clientes.

“Enquanto a inflação não chega a 20% os banqueiros decidiram elevar as taxas em quase 170%. É extremamente preocupante esta situação. Os banqueiros, pensando apenas em obter lucros exorbitantes, aumentam os valores das tarifas ao bel prazer, prejudicando a clientela. A corda está esticando e sobrando para os consumidores em mais de dez instituições bancárias instaladas na Paraíba”, revelou Janduhy Carneiro.

O deputado acrescentou que se trata de um desrespeito com os clientes e é necessária a ação dos órgãos de fiscalização para evitar este tipo de abuso. “É um desrespeito aos clientes e vamos pedir o apoio dos Procons, estadual e municipal, no sentido de fiscalizar essa cobrança abusiva e encontrar uma forma de reverter esta situação”.

Ensino fundamental – O deputado Janduhy Carneiro também aproveitou o pequeno expediente desta terça-feira na Assembleia para declarar o apoio e pedir a adesão dos demais parlamentares da Casa Epitácio Pessoa ao Projeto de Lei 512/2015 que beneficiará centenas de crianças que precisam se matricular no primeiro ano do ensino fundamental.

“O projeto dispõe sobre as matrículas de crianças do primeiro ano do ensino fundamental que completar seis anos até o dia 30 de junho do ano letivo. Pais e mães preocupados com a situação que prevê que a criança tem que ter seis anos de idade até 31de março do ano letivo estão nos procurando com receio de perder o ano letivo. O deputado Tovar Correia Lima pode contar com a nossa solidariedade e nosso apoio. Vamos pedir o apoio também de todos os parlamentares para aprovarmos, por unanimidade, este projeto que é muito importante para a educação fundamental do nosso estado”, concluiu o deputado.