Deputado da PB diz que alta geral no preço dos alimentos é culpa de Bolsonaro

Servidores federais não terão reajuste salarial neste ano, confirma Bolsonaro
Foto: Internet

O deputado federal Frei Anastácio enfatizou, durante discurso na Câmara Federal, que os destroços econômicos do governo Bolsonaro não param de causar aperto para o bolso do povo. “Segundo pesquisa do Dieese, houve aumento generalizado nos preços dos alimentos. A inflação descontrolada, está comprometendo 58% da renda do trabalhador que vive do salário mínimo”, disse.

O parlamentar lembrou ainda que a situação ficou ainda pior porque no governo Bolsonaro o salário mínimo não teve nenhum ganho real nos quatro anos de gestão. “A carestia dos alimentos e a fome instaladas no país, fizeram muita gente passar a comer menos, e mais de 33 milhões de pessoas estão literalmente passando fome”, lamentou.

Frei Anastácio disse ainda que segundo o Dieese, o aumento de preços aconteceu tanto na comparação semanal, como na anual. “Quem vai às feiras como eu vou, pode comprar esses aumentos. Afinal, um aumento de mais de 58% realmente aperta o bolso, principalmente, de quem vive de um salário mínimo e de quem está sem emprego”, disse.

Bolsonaro deixou famílias endividadas

O deputado lembrou também que além dos alimentos caros, as famílias brasileiras enfrentam o endividamento. A inadimplência subiu pelo quarto mês consecutivo e alcançou 30,3% das famílias brasileiras, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Bens.

“Nos últimos 12 meses, o avanço no endividamento das famílias foi de quase 5 pontos porcentuais.  Esse é apenas um dos desastres que o governo Lula vai herdar do governo que foi derrotado nas urnas. Mas, uma coisa é certa: com Lula, o salário mínimo voltará a ter ganho real, como foi em seu governo. E com paciência e apoio do Congresso Nacional, o governo Lula vai trabalhar para proporcionar uma vida muito melhor para o povo brasileiro”, disse.

Desafio para Lula

O parlamentar apontou como missão para o governo Lula ainda que é preciso controlar a inflação e adotar mecanismos para evitar aumentos exorbitantes nos preços dos combustíveis. “Além disso, é preciso recuperar os investimentos na saúde, educação, programas de assistência social, na agricultura familiar, na ciência, na pesquisa e na proteção do meio ambiente e tantas outras áreas destruídas por Bolsonaro”, relatou.

O congressista ressaltou que esses são apenas alguns dos exemplos de ações que Lula terá que adotar, porque na verdade, será preciso reconstruir o Brasil. “Aos brasileiros e brasileiras que querem essa reconstrução, o que peço é que vamos dar as mãos, vamos nos unir em torno desse projeto. Um projeto que vai trazer o Brasil de volta para todos e todas que querem viver melhor e num país democrático”, concluiu.